13 07 SBCAT Frety NotíciaMeus primeiros contatos com a Catálise datam de outubro de 1964, quando entrei no “Institut de Recherches sur la Catalyse”, laboratório do CNRS “Centre National de Recherche Scientifique” da França. Entrei para fazer um “mestrado” sobre “o estudo cinetico da redução do óxido de níquel pelo hidrogênio”. A minha tarefa era adaptar uma termobalança ao estudo desta reação gás-sólido, em presença de uma circulação de gás, a pressões entre alguns milibars e um bar. Além dos efeitos da temperatura e da pressão de hidrogênio na cinética, consegui acompanhar as evoluções texturais do NiO durante a redução medindo, após obtenção de graus controlados de redução, a área total (NiO+Ni), a área seletiva do Ni, e a área residual do NiO após dissolução seletiva do metal. As curvas de redução, em condições isotérmicas, tinham uma forma sigmoidal, resultando de 3 etapas, um período de indução, um período de aceleração da velocidade e um período de decréscimo desta até o final da reação. O período de indução era a etapa lenta do processo e vários métodos promovendo esta etapa foram estudados: adição de traços de outros elementos na superfície dos grãos de NiO, metais preciosos e cobre tendo um efeito positivo, pré-redução com gases de maior tamanho molecular (NH3, hidrocarbonetos, CO...) favorecendo também a cinética. Estas modificações foram depois aplicadas a outros óxidos.

Este período determinou meu interesse permanente para a reatividade dos sólidos, e me permitiu domínio de técnicas de adsorção física e química, de microscopia eletrônica, de técnicas magnéticas, entre outras. Estudei depois catalisadores mono e bimetálicos a base de platina, irídio, rênio, e a base de níquel e, durante estes anos, participei de medidas de tamanho de nanopartículas metálicas, via quimissorção (H2, O2, CO), titulações H2-O2 e H2-C2H4, troca H2-D2 e microscopia eletrônica. Usei estes catalisadores em reações modelo tais como hidrogenação do benzeno, desidrogenação do ciclohexano, hidrogenólise do butano, desidrociclização do n-heptano. Participei também de estudos sobre catalisadores de hidrotratamento baseados em sulfetos de Mo (ou W) mássicos e suportados em vários suportes, inclusive C ativado, aplicando a estes catalisadores algumas caracterizações desenvolvidas com catalisadores metálicos. Finalmente apliquei uma parte dos meus conhecimentos ao estudo de catalisadores automotivos, antes e depois de uso.

No Brasil, os meus estudos começaram em 1977 no Instituto Militar de Engenharia, no qual, com o Prof. Yiu Lau Lam, foram iniciados trabalhos sobre o craqueamento catalítico de óleos vegetais e derivados para obter produtos totalmente desoxigenados, compatíveis com os combustíveis oriundos do petróleo e chamados hoje de “green fuels”. Participei em 1986 de vários estudos com o grupo do Prof. Martin Schmal, na COPPE/UFRJ, onde fiquei mais de dois anos. Fui associado a reflexões e ações do IBP e do Polo Petroquímico de Camaçari para o desenvolvimento da catálise no Brasil, e animei a parte francesa do PROCAT, programa de apoio a catálise brasileira. Entre 1994 e 2008, me afastei da catálise para atuar na área da diplomacia científica e do acompanhamento de projetos de cooperação internacional. Em 2009, com apoio do Prof. Luís Pontes (UFBA) regressei ao Brasil, em Salvador/Bahia. Retomei estudos do craqueamento térmico e termocatalítico de óleos vegetais e derivados (ácidos graxos, ésteres) provenientes de biomassa lignocelulósica e mais recentemente de microalgas. Estes novos estudos usaram principalmente técnicas de pirólise rápida (existentes na UFPE - José Geraldo Pacheco e na UFBA - Emerson A. Sales, onde obtevi vagas de professor visitante) e uma metodologia original na qual os compostos graxos eram pré-adsorvidos na superfície de catalisadores antes da pirólise, permitindo obter uma boa ideia das etapas primarias da desoxigenação. Participei também de estudos de valorização catalítica do metano, usando perovskitas como precursores de fases ativas.

Topo