14 09 SBCAT Noticia RuthRuth formou-se em Engenharia Química pela Escola Nacional de Química em 1958. Obteve seu título de Mestrado em 1977 no Instituto de Química da UFRJ, sob a orientação do Dr. Leonardo Nogueira, e o Doutorado em 2004 no NUCAT/COPPE/UFRJ sob orientação do Prof. Martin Schmal.
Ingressou no CENPES/PETROBRAS em 1972 onde atuou até sua aposentadoria 1991. Após sua aposentadoria foi uma colaboradora atuante nas pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Catálise do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ com um número expressivo de publicações.
Ruth especializou-se em Espectroscopia Vibracional, tendo-se tornado referência nacional nestas técnicas espectroscópicas, principalmente aplicadas à caracterização de catalisadores. Mesmo tendo trabalhado, em grande parte de sua vida profissional, num centro de P&D cativo de empresa, sempre foi muito atuante e colaborativa na comunidade de catálise, o que levou a SBCAT a conceder-lhe em 2003 o título de Membro Honorário da Sociedade.
Ruth faleceu em janeiro de 2017, tendo deixado muitas e boas lembranças em todos aqueles que tiveram o privilégio de disfrutar de sua convivência, social ou profissionalmente, graças a sua afabilidade no trato pessoal e competência e seriedade profissionais.
Como reconhecimento de sua importância na comunidade catalítica do Rio de Janeiro e do país, a Regional 2 da SBCAT instituiuem 2018 o Prêmio e Medalha Ruth Leibsohn Martins, conferido a um profissional ou estudante, da região de abrangência da Regional 2, não só pelas suas contribuições para o avanço da catálise, mas também por suas atividades altruístas, em termos de boa interação e ajuda a colegas, subordinados e o público em geral. O Prêmio foi conferido pela primeira vez à Dra. Lúcia GorenstinAppel do INT, durante o 3º Encontro de Catálise da SBCAT Regional 2.

10 09 sbcat 23anos NoticiaA Diretoria da SBCat convida a todos para comemoração dos 23 anos de sua fundação.
Para comemorar, teremos um bate-papo com nossos Exs-Presidentes. Será na próxima sexta, 18 de setembro, às 19 horas. Participe e prestigie a história da Comunidade Catalítica no Brasil.

Transmissão: https://meet.google.com/uch-oaop-coe

02 09 SBCAT 2020 Publicacao Noticia 21A SBCat informa que estão abertas as inscrições para o curso "Introdução à Catálise Heterogênea". Ofertado pelo PPG-EQ da UFSCar, as apresentações serão realizadas pelo Prof. Dilson Cardoso, Sênior do DEQ dessa Universidade.

O curso é oferecido há alguns anos para os pós-graduandosPPG-EQ da UFSCarque atuarão em catálise e, nesse semestre, ele será aberto ao público externo. Serão 50 vagas para alunos de pós-graduação e pesquisadores. Os participantes receberão Certificado de Participação nocurso.

O curso terá duração de 40 horas, iniciando-se em 17.09.2020.As apresentações serão distribuídas em 4 horas semanais, todas às quintas-feiras, das 10:00 as 15:00h, com intervalo de 1h para almoço. As apresentações serão ministradas de forma remota. 

Ementa:

1. Aspectos Históricos da Catálise
2. Conceitos em Catálise
3.Tipos de Sistemas Catalíticos
4. Propriedades Químicas dos Catalisadores Sólidos
5. Propriedades Físicas dos Catalisadores Sólidos
6. Quimissorção Sobre um Sólido
7. Fisissorção Sobre um Sólido
8. Cinética sobre catalisadores sólidos

Os interessados deverão enviar a Ficha de Inscrição para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Os candidatos selecionados receberão um e-mail convidando-os para participar das apresentações e informando o link do curso, o qual será realizado através da plataforma MEET(Google).

04 09 sbcat Noticia VideoCatalisys2A Sociedade Brasileira de Catálise anuncia que os vencedores do Prêmio Vídeo Destaque em Catálise serão conhecidos no próximo dia 10, às 18h, em cerimônia a se realizar pelo Google meet com link de acesso: https://meet.google.com/fud-xytd-stk

A Comissão Julgadora foi composta por Anne Gabriella Dias Santos Caldeira, Fabio Souza Toniolo, Fernando Alves da Silva e Christian Wittee Lopes, representando as 4 regionais.

Para avaliação dos vídeos, a comissão observou os critérios definidos em Regulamento:
a) Contribuição para divulgação e popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (peso 3);
b) Qualidade científica do vídeo (peso 2);
c) Qualidade técnica do vídeo (peso 1,5);
d) Formato inovador (peso 1,5);
e) Votação do público no youtube (peso 2);

31 08 SBCAT 2020 Publicacao Notícia 21Título: "Técnica de espalhamento total para caracterização de catalisadores (X-ray Diffraction and Pair Distribution Function Analysis)"

Palestrante: Dra. Cristiane Barbieri Rodella

Ementa: A técnica de espalhamento total leva em consideração os picos de Bragg e o espalhamento difuso. Os picos de Bragg estão relacionados ao método de difração de raios X convencional e sonda o ordenamento de longo alcance de materiais cristalinos. Por outro lado, o sinal de espalhamento difuso vem da ordem local ou desordem do material e é matematicamente representado pela Função de distribuição de pares (PDF). A sensibilidade à estrutura local qualifica a análise de PDF como um método ideal para estudos estruturais de materiais amorfos ou de baixa cristalinidade. Recentemente, esse tipo de análise está sendo aplicado com sucesso em materiais nanocristalinos, especialmente catalisadores.

Dia 29/09/2020 - Fundamentos do PDF do ponto de vista teórico e requisitos para a realização do experimento.

Dia 30/09/2020 - casos científicos interessantes em catálise resolvidos por PDF, bem como as possibilidades de análises de espalhamento total no SIRIUS (fonte de luz síncrotron brasileira de 4a geração).

Data: de 29 a 30/09/2020
Horário: 9h às 12:15h
Público alvo: Curso teórico destinado a estudantes de pós - graduação (mestrado e doutorado) e pesquisadores da área de catálise e materiais.
Carga horária total: 6 h

Inscrições: as inscrições deverão ser realizadas entre 31/08 e 23/09/2020, ou até ser atingido o limite de participantes da sala, através do preenchimento do formulário on line disponível AQUI.

Taxa: a taxa de inscrição será através de doação para a ação da cidadania. Confira AQUI. Para os sócios, com anuidade em dia, o valor é de R$20,00 e para não sócios R$50,00.

Certificado de participação: será emitido pela Regional 2 da Sociedade Brasileira de Catálise um Certificado de Participação aos inscritos com presença em pelo menos 2 dias inteiros das aulas ministradas.

Para mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Topo