professor dr NotíciaMinha trajetória em direção à Catálise e ao trabalho científico começou com a minha escolha em cursar Engenharia Química na Universidade Estadual de Maringá, em Maringá, interior do Paraná, cidade próxima de onde tinha passado minha infância e crescido (Cianorte/PR). Ainda no primeiro ano de graduação procurei entre os professores do DEQ/UEM, alguém a oferecer algum projeto de iniciação científica do qual eu pudesse participar. E foi a Professora Nanci Pinheiro Povh, que na época desenvolvia pesquisas nas áreas de separação, sistemas particulados, equilíbrio de fases e propriedades termodinâmicas, que me presenteou com uma oportunidade para realizar a extração de corante e óleos essenciais da cúrcuma ou açafrão da Índia(Curcuma longa). Os dois anos de IC, em colaboração com outros alunos, rendeu minha primeira participação em um congresso (no 4º COBEQ-IC)e primeira publicação em periódico internacional (no J. Agricultural and Food Chemistry), ambos celebrados com muita felicidade e orgulho. A pesquisa científica me mostrava novas possibilidades de transformação e a Eng. Química começava a fazer mais sentido do que aquilo que até então eu só via nas aulas e nos livros.

Fiz parte do PET-EQ (Programa de Educação Tutorial) durante quase toda a graduação e essa foi uma experiência muito rica, pois o caráter multidisciplinar do PET incentivou a minha atuação em diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, estimulando proatividade e trabalho em grupo. Meu segundo projeto de IC foi na área de tratamento de efluentes por processos de oxidação avançada, sob a orientação da Professora Célia Regina G. Tavares e da então doutoranda Cláudia T. Benatti. O estudo tinha por objetivo principal caracterizar o efluente gerado no Laboratório de Controle e Preservação Ambiental (LCPA) do DEQ/UEM, após o tratamento pelo processo de oxidação pelo reagente Fenton, e contribuir com a adequada disposição dos resíduos químicos do próprio laboratório. Por fim, antes de concluir a graduação,iniciei um novo trabalho de IC, desta vez na catálise, sob orientação da Professora Onélia Andreo dos Santos, para investigara reação de hidrogenação de aldeído cinâmico a álcool cinâmico, produto de interesse das indústrias de fragrâncias e farmacêutica. Trabalho que abriu as portas da catálise na minha vida.

Ao me graduar em 2006, decidi seguir diretamente para o mestrado e tive a oportunidade de escolher o Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ como nova casa. Fui convidado para o doutorado direto e optei por desenvolver a tese na área de Cinética e Catálise, sob orientação dos professores Victor Teixeira da Silva (in memoriam) e Martin Schmal, a quem sou muito grato por todos os exemplos, ensinamentos, paciência e dedicação na minha formação profissional. Importante lembrar que a IC em catálise durante a graduação me deixou bastante inclinado a escolher esta mesma área de pesquisa no doutorado, e que viria a fazer parte do meu dia a dia a partir dali (por isso considero o trabalho de IC tão importante!). Desenvolvi a tese na síntese, caracterização e aplicação de óxidos mistos do tipo perovsquitas em reações de oxidação de CO e de hidrocarbonetos e reforma de metano. Ainda no doutorado, passei um período de doutorado sanduíche no Departamento de Química Inorgânica do Instituto Fritz-Haber/Max-Planck em Berlim/Alemanha. Após a defesa do doutorado em 2010, iniciei um pós-doutorado na COPPE com bolsa do Programa Nacional de Pós‐Doutorado (PNPD/CAPES) – diga-se de passagem, um programa super importante para a fixação de doutores no país, seja na indústria ou na academia – e em colaboração com o Instituto Fritz-Habersobre a ativação e acoplamento do metano a partir de trabalhos iniciados por Ruth L. Martins e Silvia F. Moya, sob a supervisão do Prof. M. Schmal.

Dois anos depois me tornei professor adjunto do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ e comecei a lecionar e orientar teses e dissertações em conjunto com profissionais que até então eram minhas grandes referências. Fui estimulado pelos colegas do PEQ e do NUCAT (Martin Schmal, Lídia Dieguez, Vera Salim, Neuman Resende, Victor Teixeira, Márcia Dezotti, Tito Lívio, Cristiano Borges, Ângela Uller) a vivenciar um período sabático no exterior, a fim de oxigenar as ideias e ganhar experiência. Entre 2013 e 2014 estive no Laboratory for the Science and Applications of Catalysis na Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), sob a supervisão do Prof. Enrique Iglesia, e conduzi pesquisa focada no estudo mecanístico das reações de hidrogenação de CO sobre catalisadores metálicos envolvendo abordagem cinética e espectroscópica. Foi um período intenso de trabalho e vivência da pesquisa científica sob uma ótica diferente do que eu estava acostumado. Um país que leva a ciência a sério usufrui de um desenvolvimento científico-tecnológico diferenciado. A experiência no exterior só tende a fazer realmente bem, nos torna maduros e mais corajosos para enfrentar desafios. E sempre mantive o interesse em retornar ao Brasil e retribuir aqui a experiência vivida lá fora.

Desde 2014 tenho me dedicado intensamente à catálise, às aulas na graduação e pós-graduação, a projetos científicos e à orientação de dissertações e teses. E é na orientação onde mais aprendo, junto com os alunos, quais são os novos desafios e como podemos deixar nossa contribuição para o progresso da ciência e da vida. Até o momento já foram 21 orientações de mestrado e doutorado concluídas com a colaboração de colegas de vários institutos, com os quais tenho imenso prazer em trabalhar (tanto os alunos quanto os professores coorientadores). Sou Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ desde 2019, apoio muito importante para ajudar a estabelecer a minha atuação na pesquisa.O dia a dia do Pesquisador é intenso e muito dinâmico, e tem sido necessário muito fôlego para driblar as dificuldades que só a gente conhece. Sigo com particular interesse no estudo das reações da (i) química do C1 e valorização do CH4, CO e CO2, (ii) síntese de Fischer-Tropsch, e (iii) alcoolquímica e valorização de biomassa, buscando complementar aspectos experimentais e teóricos, fundamentais e aplicados em Catálise e Engenharia Química.

Ainda tenho muito a aprender. A trajetória profissional está apenas no início, mas me sinto muito grato e motivado pelos inúmeros exemplos de excelentes profissionais que a Catálise teve e tem no Brasil. Adoro a liberdade que a vida acadêmica e científica proporciona e espero contribuir com a nossa sociedade ao lado dos alunos e pesquisadores que também aceitaram esta mesma jornada.

27 04 SBCAT QuemSomosLuisAdriano noticiaBelém do Pará, a “Cidade das Mangueiras”, terra em que o calor da Floresta Amazônica está presente também nas pessoas que nela moram, esse é o lugar em que nasci e escolhi para trabalhar.

Minha trajetória escolar durante o Ensino Básico foi vivida em grande parte nas escolas públicas, e em alguns poucos anos, em escolas da rede privada com bolsa de estudos. Desde meus 6-7 anos, desenvolvi afinidade pela leitura, “devorando” todos os livros da biblioteca na Escola, isso possibilitou que eu sempre tivesse um excelente rendimento escolar nas disciplinas, mas, de forma especial, adquiri um gosto particular por qualquer atividade relacionada aos cálculos, ou seja, passei a gostar de matemática.

Aos 13 anos, quando entrei no Ensino Médio, tive que selecionar qual a área de conhecimento em que iria me preparar para entrar na Universidade e para a vida profissional, não tive dúvidas...Ciências Exatas. Ao tentar ajudar colegas e amigos que vinham estudando no 1º e 2º anos, eu percebi que tinha um certo gosto em transmitir/compartilhar o conhecimento e, então, decidi ser Professor. E a disciplina que eu tive excelente desempenho no 3º ano foi a Química.

Foi assim que, ser professor de Química tornou-se uma meta na minha vida...

Ingressando em 1998 na Graduação de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Pará-UFPA, logo nos primeiros anos descobri a importância da Pesquisa Científica, e ali surgiu sonho de, um dia, ser o Luís Adriano professor e pesquisador da UFPA.

Vivendo na Amazônia, a Química de Produtos Naturais sempre teve um papel expressivo e, com isso, não foi difícil me tornar bolsista de Iniciação Científica na área da Fitoquímica, visando o isolamento e identificação de substâncias com propriedades biológicas ativas. Me formei em 2002 e, enquanto aguardava a oportunidade de cursar um Mestrado com bolsa, fui contratado como temporário e prestei concurso público para a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC).

Passei um ano, lecionando Química para o Ensino Médio em escolas em diversas cidades do interior do Pará. Ao ser nomeado para assumir o cargo efetivo pela SEDUC, voltei a Belém e aguardei a primeira oportunidade para cursar o Mestrado em Química Orgânica na UFPA, continuando meus estudos na área de Produtos Naturais e, ao mesmo tempo, dando aulas em escolas de Ensino Médio. Fui aprovado em 1º lugar no Mestrado e iniciei efetivamente as atividades acadêmicas de Pesquisa.

Após me tornar Mestre em Química Orgânica, senti que teria mais chances de me tornar professor da Universidade se eu buscasse uma outra área de Pesquisa que não tivesse a mesma visibilidade e massa crítica que a Fitoquímica. Apesar de estar muito familiarizado com o isolamento e identificação de metabólitos secundários, queria ampliar, ainda mais, minha visão de Ciência e atuar em algo que me possibilitasse agregar minha base científica a uma perspectiva de aplicação completamente nova para mim e, foi assim que, vislumbrei a Catálise e a valorização de resíduos presentes na Amazônia como uma possibilidade real de tema para o Doutorado.

Pensando essencialmente nas oportunidades como Doutor em Físico-Química, fui conversar com o Professor Dr. Geraldo Narciso, um dos poucos pesquisadores renomados, que representam a Catálise no Norte do Brasil, e apresentei um pré-projeto envolvendo preparo de catalisadores. Ele me aceitou orientar no Doutorado, e assim começou uma trajetória de parceria científica na área da Catálise.

Em 2007, durante o desenvolvimento da Tese, vivi momentos bastante desafiadores que me fizeram amadurecer cientificamente. Ao entrar no último ano de Doutorado, prestei concurso público para o Instituto Federal do Pará (IFPA) em Castanhal, fui aprovado e empossado rapidamente, tendo novamente que trabalhar e cursar uma pós-graduação.

Com a fase final do Doutorado, percebi que, mesmo com tantas dificuldades, eu tinha feito a melhor escolha para minha carreira, isto porque conseguimos pensar e executar (em plena Amazônia, quase sem recursos financeiros e estruturais, entre outras dificuldades) um trabalho de excelência. Como resultado de meu Doutorado em Físico-Química pela UFPA, em março de 2011, tínhamos publicado artigos científicos em revistas internacionais de excelente reputação, trabalhando com a produção de catalisadores preparados a partir de rejeito (da indústria de mineração) e sua aplicação para a produção de biodiesel (inclusive a partir de rejeito da indústria oleoquímica).

Em setembro desse mesmo ano, prestei concurso público para a vaga de Professor Adjunto em “Biocombustíveis e Biomassas Residuais” e em 1º de dezembro de 2011, consegui realizar meu sonho profissional: Tornei-me Professor da UFPA.

Passei a ministrar disciplinas na Graduação da Faculdade de Biotecnologia, da qual fui Diretor por dois anos, e em duas Pós-graduações (Química e Biotecnologia – nesta sou o atual vice-coordenador), com conteúdos relativos à Catálise, tais como Físico-Química, Físico-Química Avançada e Introdução à Catálise Heterogênea.

Em virtude dessas orientações e de colaborações com outras instituições no Brasil (IFPA, UNIFAP e UFAM) e no Exterior (México, Estados Unidos e Espanha), tenho conseguido uma produção relacionada à Catálise bastante consistente, a qual é constituída de artigos científicos, capítulos de livro internacionais e trabalhos ou resumos em eventos regionais, nacionais e internacionais. Também tenho atuado como revisor de periódicos nacionais e internacionais, editor convidado da revistas científicas, além de ministrar palestras sobre a Catálise e valorização de resíduos em eventos regionais, nacionais e internacionais. Considero importante dizer também que em 2018, fui membro da Comissão Organizadora e Vice-Presidente da Comissão Científica do XII ENCAT.

Além de participar de diversos projetos de pesquisa como colaborador, fui/sou coordenador de projetos com financiamento na área de Catálise, em chamadas relevantes no País, como Universal CNPq, FAPESPA (Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas) e Banco da Amazônia (BASA). Os resultados obtidos nesses projetos foram produtivos, com publicações de alto impacto na área (artigos e trabalhos em eventos científicos) e formação de recursos humanos (graduação, mestres e doutores). Importante ressaltar que, a divulgação científica aconteceu e vem sendo realizada de forma massiva nos mais diversos tipos de mídia regional e nacional, como jornais, sites, rádio e TV.

Desde a inauguração do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, em julho de 2016, sou vice-coordenador do Laboratório de Óleos da Amazônia (LOA), um espaço que permite preparar, caraterizar, testar e acompanhar o desempenho de diversos tipos de materiais em Catálise e Fotocatálise.
Essa atuação como “catalítico” resultou em 2021, na escolha de meu nome como “Pesquisador em Catálise” pela Sociedade Brasileira de Catálise. Um prêmio que contempla o pesquisador com até 40 anos de idade e que apresentou, nos últimos dois anos, uma das melhores contribuições para o desenvolvimento da catálise no nosso país e divulgação do Brasil no cenário internacional. A minha conquista do prêmio e a apresentação da palestra Keynote no CBCAT foram importantes para dar visibilidade e fortalecer a Pesquisa na área da Catálise na região Norte do Brasil.

Nesse sentido, a fim de implementar tecnologias catalíticas e inovadoras na Amazônia relacionadas com Biorrefinaria e a valorização de resíduos, estabeleceu-se a colaboração com o prof. Dr. Rafael Luque da Universidad de Córdoba-Espanha, um dos pesquisadores expertise e mais citados no mundo na área de Catálise e Química Verde. Uma etapa importante desta parceria foi a aprovação do meu projeto na Chamada CNPQ para Estágio de Pós-Doutorado no Exterior, tendo o Rafa Luque como supervisor.

Durante o Pós-doc na Universidade de Córdoba, Espanha tive acesso a técnicas de síntese e caracterização avançadas; e poder “fazer Ciência” em um ambiente de excelência mundial proporcionou um aprendizado fundamental para formar recursos humanos mais qualificados e implementar novas tecnologias no Brasil . Porém, mais do que reações no âmbito da biorrefinaria e aproveitamento de resíduos lignocelulósicos amazônicos, o principal legado desse período foi, estabelecer parcerias científicas que tendem a se consolidar ainda mais no futuro, com pesquisadores da Espanha, Itália, França, Cuba, Tailândia, Paquistão, Bangladesh, Ucrânia e Indonésia.

Nesse período também, recebi um convite mais que especial da Embaixada da Suécia no Brasil para preparar e gravar um material de divulgação científica, visando explicar ao grande público, quem são e qual a importância dos trabalhos realizados pelos vencedores do Prêmio Nobel de Química de 2021, especialmente no que se refere ao cotidiano das pessoas. Senti-me honrado e, com uma responsabilidade enorme, tive a chance de falar sobre Catálise para o meio acadêmico e fora dele.

Em 2022 fui contemplado para ser Bolsista de Produtividade do CNPQ (PQ-2), com a responsabilidade de continuar desenvolvendo pesquisa de alta relevância na área de Química no Brasil. Tenho conseguido atuar na Catálise de forma sólida, especialmente sob a óptica do tripé Universitário, Ensino, Pesquisa e Extensão. Venho formando Recursos Humanos, contribuindo com formação técnica, visitas, consultoria e análises gratuitas a Associações e Cooperativas de agricultores familiares na forma de atividades extensionistas dentro dos projetos. Lidero um laboratório que desenvolve pesquisas de alto nível dentro da Academia e, vale destacar, gera frequente divulgação científica nas mais diversas mídias, levando informações sobre Catálise para a Sociedade. Por isso, posso afirmar, sem dúvida alguma, que minha principal área de pesquisa é a Catálise e acredito que, mesmo com tantas dificuldades para se “Fazer Pesquisa no Brasil”, vou continuar lutando para manter ou melhorar o nível dos trabalhos em Catálise realizados por mim e por meu grupo de Pesquisa, assegurando nosso papel primordial na difusão da Catálise na Região Norte do País.

Finalizando...Preciso externar minha gratidão ao meu Mestre e amigo Geraldo Narciso que abriu as portas da Catálise para mim, ao meu grupo de Pesquisa e colaboradores que atuam em parceria, propiciando os resultados que temos alcançado; aos alunos que já oriento e orientei , pois eles já são (ou serão) a próxima geração de pesquisadores em Catálise no Brasil; ao Rafa Luque, pela confiança, amizade e cooperação e à SBCAT, pelas oportunidades, reconhecimento e pelo excelente trabalho que desenvolve em prol da Catálise brasileira.

Graças à Catálise, realizei o sonho de ser professor na casa que me formou, a UFPA transformou a minha vida e, no aspecto que considero mais bonito, tem me ajudado a transformar a vida de diversas outras pessoas, por isso preciso dizer:

Viva à Catálise! Viva à Química! Viva à Ciência!

 NotíciaMinha história começa em 2007, quando ingressei no curso de Química Industrial da URI (Campus Erechim – RS), graças ao meu interesse pela investigação. Já no segundo semestre comecei a desenvolver meu primeiro projeto de iniciação científica, sob a orientação do Prof. Fábio Garcia Penha, no estudo de argilasorganofílicas. Com o decorrer do tempo e com forte incentivo da Prof. Sibele Pergher, comecei a participar de eventos científicos regionais e nacionais, o que me deu a oportunidade de conhecer diversos lugares do Brasil e a me familiarizar com a catálise.Ao final da graduação, realizei o estágio obrigatório sob a orientação do Prof. Marcelo Mignoni, que me iniciou na área que até hoje me encanta: a síntese de zeólitas.
Sabendo que queria seguir na área acadêmica e, motivado pela Prof. Sibele, participei da seleção de mestrado do PPGQ daUFRN, onde fui aprovado.Junto com minha esposa, Francine Bertella (Fran), fomos para o Rio Grande do Norte fazer o mestrado no LABPEMOL. O fato de ir morar em Natal pode ser considerado um dos catalisadores da minha (curta) trajetória pessoal e profissional. Fui muito feliz no curto período de tempo que fiquei lá... fiz vários amigos (alguns padrinhos de casamento) e contatos, saí pela primeira vez “de casa”, conheci uma cultura diferente e, através da Sibele e da concepção do 1º Ciclo de Palestras sobre Peneiras Moleculares, conheci meu (futuro) orientador de doutorado.Em 2013, me candidatei a uma bolsa do programa nacional “Ciências sem Fronteiras”, da CAPES, para realizar o doutorado pleno, no Instituto de Tecnología Química (ITQ) da UniversitatPolitècnica de València na Espanha, um dos centros de pesquisa mais importantes na área de catálise e zeólitas no mundo. Meses antes de defender o mestrado, soube que fui contemplado com a bolsa de doutorado integral no exterior, e alguns meses após a defesa fui morar na Espanha. E o melhor de tudo: minha esposa também iria fazer o doutorado pleno lá!
No doutorado ocorreu uma mudança significativa no que eu vinha fazendo na pesquisa. Deixei momentaneamente a síntese de materiais - que fiz ao longo da graduação e mestrado - para estudar catalisadores pela técnica de espectroscopia de absorção de raios X (XAS) em condições de operação,sob orientação do Prof. Fernando Rey e coorientação do Dr. Giovanni Agostini (hoje, grandes amigos). Trabalhar quase que integralmente com XAS foi bastante duro no início, porém, resultou em inúmeras oportunidades. Com o apoio do meu orientador, pude colaborar com diversos professores do ITQ e, chegando no fim do doutorado, tinha participado de mais de 15 tempos de medida em grandes instalações européias (síncrotrons e reatores de nêutrons). Ou seja, muitíssimas noites em claro.
Em julho de 2018 defendi o doutorado (com Cum Laude, pra minha alegria e de minha mãe, que viajou até a Espanha pra me ver virar doutor) e retornei em seguida ao Brasil. Entre agosto de 2018 e fevereiro de 2019 participei de várias seleções de pós-doutorado, nas quais não fui classificado. Então, sem pós-docs ou concursos em vista, aproveitei o momento para trabalhar em dados de XAS de pesquisadores colaboradores. Tive a oportunidade de trabalhar em um grande projeto,chefiado pelo Prof. Avelino Corma, o que posteriormente me rendeu publicações importantíssimas, as quais tenho muito orgulho em ter colaborado.
Em março de 2019, a convite da Profa. Katia Bernardo Gusmão e do Prof. José Ribeiro Gregório, iniciei um estágio de pós-doutorado no Laboratório de Reatividade e Catálise (LRC) do Instituto de Química da UFRGS, lugar que considero atualmente meu lar. Em agosto de 2020 fui selecionado como Pesquisador Visitante no PRH 50.1 (Programa de Recursos Humanos da ANP), cargo que me encontro atualmente e que iniciou um novo capítulo na minha trajetória profissional. No PRH, organizamos a série de webinars do PRH 50.1, que possui público catalítico cativo e já contou com a presença de diversos nomes importantes da catálise no Brasil e no exterior.
Na UFRGS, estou tendo a oportunidade de dar os primeiros passos como professor/pesquisador em instituição pública de ensino e pesquisa. Comecei minhas atividades docentes em disciplinas no Departamento de Química Inorgânica e em disciplinas específicas do PRH, na pós-graduação. Além disso, juntamente com a Profa. Katia Gusmão, oriento duas alunas de mestrado, na área de síntese, caracterização e aplicação de zeólitas e redes metalorgânicas (MOFs) em processos catalíticos. Também mantenho meu vínculo com a Profa. Sibele Pergher e o LABPEMOL, através da coorientação de um aluno de doutorado.
Por fim, gostaria de agradecer a todas aquelas pessoas que me influenciaram e compartilharam momentos durante essa curta, porém proveitosa trajetória. Como diz a “chefe” (Katia): “vamos nos divertindo pelo caminho”. A catálise e, consequentemente, a SBCat, têm um papel fundamental nisso!
Christian Wittee Lopes

19 04 SbCat noticia QuemSomosJoãoGuilhermeNo colégio quando ouvia falar em catalisadores não tinha a dimensão da importância desses materiais e nem me chamavam tanto a atenção. Durante a faculdade (Ciências – Química), trabalhando no IPEN -SP (antigo IEA), entre 1978 e 1979, eu sintetizava aluminas esféricas para estudar o processo “sol-gel” e pesquisando usos para esses materiais comecei a tomar ciência do emprego dessas aluminas como catalisadores ácidos ou como suportes de catalisadores. Nessa mesma época comecei a ouvir falar de zeólitos que eram utilizadas no craqueamento de petróleo.

Em 1980 um colega de classe (Florindo) da graduação em Ciências – Química, me falou que estava indo trabalhar no IPT-SP com processos catalíticos e me mostrou uma matéria na Folha de São Paulo, na qual o Eng. Kenji Takemoto falava de aluminas para produzir etileno (hoje chamado de etileno verde) a partir de etanol no âmbito do Projeto JICA.

Aquela reportagem me marcou muito. Meu interesse pelo assunto começou a crescer e, procurando por informações sobre pós-graduação no IQ-USP, eu vi um folheto do Laboratório de Catálise da Universidade do Texas e após estudá-lo decidi que aquele seria meu destino na pós-graduação. Entretanto, para ir para aquela Universidade era necessário ter um ano a mais de escolaridade (16) e então após me formar Química (licenciado e bacharel) me matriculei no ano seguinte (1981) no curso Química Industrial. Minha estratégia era aproveitar para estudar inglês e juntar algum dinheiro. Para isso, comecei a dar aulas pela manhã em alguns colégios da cidade de São Paulo em alguns dias por semana. E para completar minha grade, comecei em janeiro a fazer estágio no Laboratório de Catálise do IPT uma tarde por semana.

Quando chegou em julho daquele ano eu desisti de ir fazer pós-graduação no exterior, tranquei a matrícula na faculdade, parei com o estágio no IPT e comecei a trabalhar num laboratório farmacêutico no horário de 14h00 às 22h00, continuei com as aulas de manhã.

Na metade de agosto ocorreu uma oportunidade histórica daquelas que mudam a vida de uma pessoa: o IPT abriu uma vaga para assistente de pesquisa no Laboratório de Catálise. E não tive dúvidas, me candidatei e entrei no IPT em setembro daquele 1981. Destranquei o curso de Química Industrial, o qual fiz com interesse (descobri que o aproveitamento é muito melhor quando não se tem a preocupação em tirar boas notas – elas vêm naturalmente).
A pesquisa aplicada que era desenvolvida no IPT sempre me realizou porque eu via muito sentido em tudo o que eu fazia. Trabalhei em dezenas de projetos com indústrias e poucos com agências de fomento. A pesquisa básica que era feita servia para embasar projetos aplicados. Contávamos com a orientação e auxílio de pesquisadores japoneses vindos pelo Projeto JICA para desenvolver a rota da síntese da amônia. Se fosse uma história, vários capítulos deveriam mencionar o papel do Prof. Martim Schmal que nos ensinou muitas coisas e participou sem dúvida da formação de muitos outros brasileiros.

Cabe lembrar que na década de 80, colaboramos marginalmente e acompanhamos a evolução e crescimento do Grupo de Catálise do IBP até a fundação da SBCAT.

O principal foco do IPT durante algum tempo era substituir importações e houve muita demanda por esse tipo de serviço até o meio da década de 90 quando houve uma diminuição do protecionismo do mercado e uma diminuição da demanda por parte de indústrias e de uma certa forma um aumento da concorrência, uma boa notícia, por parte dos vários grupos que estavam nascendo pelo pais. Durante esse tempo, nosso laboratório foi bastante visitado por vários pesquisadores do país e contribuiu à sua maneira para a disseminação da catálise pelo país. Vários dos pesquisadores do IPT conhecidos de todos da comunidade foram para a indústria e se destacaram na área como tais como Engo. Kenji Takemoto e a Enga. Valéria Perfeito Vicentini. Outros saíram da área ou se aposentaram.

A capacitação em conduzir e realizar projetos de pesquisa foi mantida, mas fomos impelidos a estudar outros assuntos. Durante minha estada no IPT obtive meu mestrado na EPUSP onde cultivei várias amizades com o pessoal da USP e vários professores da UFSCar que estavam obtendo o doutoramento. Posteriormente, fiz o doutorado estudando um tipo de catálise em fase sólida que ocorre em reações de silício com cloreto de metila (processo Rochow) da rota de obtenção de silicone.

Trabalhei em projetos de adsorção notadamente no desenvolvimento de material para separação de O2 e N2, uma zeólita FAU-X (fizemos 200 kg desse material) e distribuímos para alguns colegas que nos solicitaram.

Para atender às demandas do mercado estudamos polimerização (catiônica e radicalar), síntese orgânica e ajudamos o desenvolvemos vários processos industriais para micro, pequenas, médias e grandes empresas. E em vez de tentar desenvolver o conhecimento básico, passamos a trabalhar em parcerias com grupos da universidade.

Os anos 2000 foram muito intensos, os temas da reforma de etanol, da economia do hidrogênio e das células a combustível ganham destaque e começamos a nos interessar pelo tema e até tentamos colaborar com um consórcio internacional (Excelsis – Daimler- Chrysler- Benz -Ballard-Ford) para avaliar reformadores de etanol. Mas, com o falecimento do governador Mario Covas, o tema foi para nível federal e seguiu outro rumo. Voltei a lecionar, desta vez no curso de mestrado profissional do IPT onde comecei a orientar mestrados com temas aplicados. O IPT sentiu necessidade de aumentar o portfólio de pesquisa básica, e em cooperação com o IPEN, participamos na Rede de Células a Combustível PEM e no âmbito do programa de Novos Talentos do IPT, orientamos um doutorado (o Marcelo do Carmo, hoje em Jülich) cujo tema era otimizar a interface tripla entre nafion-catalisador-grafite no qual foi desenvolvida a inserção de cabeleiras condutoras de prótons no suporte do catalisador resultando num ganho de 50 % no desemprenho eletroquímico resultando em deposito de patentes várias publicações.

Além de atender às demandas variadas das indústrias que recorriam ao IPT, começamos a estudar a aplicação de catalisadores para processos de química verde que estarão em biorefinarias no futuro. Comecei a estudar reações de açúcares em ácido levulínico.

O maior projeto que participei no IPT foi o projeto conceitual de uma planta piloto de gaseificação em reator de fluxo de arraste (entrained flow gasifier) de bagaço de cana e derivados tais como bio-óleo, bio-lama e bagaço torrefado. Nesse projeto atuamos junto com mais de 40 pesquisadores de vários laboratórios e setores do IPT nos dedicamos a estudar cada parte da implantação do processo. Nossa tarefa nesse projeto foi a purificação e tratamento do gás de síntese. Infelizmente as indústrias que participariam do projeto de construção da planta piloto desistiram. O financiamento do BNDES seria da ordem de R$ 100 milhões.

Resolvi então ir para a FEI (Centro Universitário da FEI) atendendo ao convite do Prof. Ricardo Belchior Torres para participar no curso de pós-graduação.

Aqui na FEI tenho me dedicado mais à pesquisa básica, a formação de pessoas e transmitir parte da minha experiência para os estudantes. Também participo de alguns projetos de cunho tecnológico muito estimulantes tais como o H2020/FAPs que é um projeto conduzido por várias instituições e empresas nacionais e europeias. No Brasil o projeto é dedicado ao estudo da obtenção de bio-querosene de aviação a ser obtido de gaseificação de biomassas levando em conta várias etapas começando pela logística do plantio, colheita e manejo da terra. Na Europa o foco principal é basicamente à obtenção de biogás usando fontes semelhantes. Também participo do projeto Rota 2030, junto com outras instituições nacionais onde o objetivo é produzir um protótipo de um reformador embarcado de etanol para geração de mistura rica em hidrogênio com a finalidade de aditivar a combustão do etanol elevando sua eficiência energética.

Na sociedade brasileira de catálise (SBCAT) tenho muitos colegas e amigos e colegas que admiro e me inspiram a continuar lutando pelo desenvolvimento do país e do planeta.

05 04 SBCAT noticia QuemSomos FrancineMinha trajetória acadêmica começou em 2007 quando ingressei no curso de Química Industrial da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI (Campus Erechim – RS), devido ao meu interesse pela química. No segundo semestre do curso, deixei o emprego que tinha para iniciar o meu primeiro projeto de pesquisa de iniciação científica, sob a orientação da Profa. Sibele B. C. Pergher, sobre a síntese de argilas pilarizadas. Foi na iniciação científica que percebi que eu adorava a vida acadêmica e que queria seguir na pesquisa. Minha relação com a catálise começou durante a iniciação científica, com a síntese e caracterização de catalisadores, e posteriormente no doutorado mais especificamente com as reações catalíticas propriamente ditas. O primeiro congresso de catálise que participei foi o 15° CBCat, realizado em Armação dos Búzios (RJ), em 2009, o qual tem um significado especial para mim pois além de um certificado de apresentação de pôster, saí de lá com um namorado, hoje marido, que também é catalítico (Christian Wittee Lopes). Isso prova que nem tudo que acontece em um congresso fica no congresso.

Posteriormente, em 2012, motivada pela Sibele, que estava atuando como professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, ingressei no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFRN. Assim, troquei o frio do Rio Grande do Sul pelo calor do Rio Grande do Norte e mudei-me para Natal para realizar meu mestrado, o qual defendi em maio de 2014, no tema síntese e caracterização de argilas pilarizadas com pilares mistos Al/Co, sob a orientação da Profa. Sibele.

Ainda em setembro de 2013, incentivada pela minha orientadora e sabendo que queria aprofundar meus conhecimentos sobre sólidos inorgânicos e principalmente catálise, me candidatei a uma bolsa do Ciências sem Fronteiras, a qual meses depois foi aprovada, para realizar o doutorado pleno em Química Sustentável no Instituto de Tecnología Química (ITQ) da Universitat Politècnica de València na Espanha.

Ingressei no doutorado em agosto de 2014 e foi no ITQ que comecei a aprofundar meus conhecimentos sobre catalisadores suportados: tipos de suporte, promotores, síntese de nanopartículas suportadas e efeitos de forte interação metal-suporte (SMSI). Mais especificamente, foquei em catalisadores de Co e Ru suportados em TiO2 aplicados à Síntese de Fischer-Tropsch. Em julho de 2018 defendi minha tese sob a orientação do Prof. Dr. Agustín Martínez Feliu. No decorrer do doutorado pude participar de vários congressos na área de catálise, tais como as reuniões anuais promovidas pela Sociedade Espanhola de Catálise (SECAT), reuniões dos jovens pesquisadores participantes da SECAT e ainda do 13° Congresso Europeu de Catálise (2017). Participar desses congressos internacionais foi uma experiência muito gratificante, pois pude dar rosto aos nomes que eu via nos artigos e até conversar e trocar ideias com esses pesquisadores que até então eu só conhecia por nome.

Em agosto de 2018, quando retornei ao Brasil, me candidatei à alguns processos seletivos de pós-doutorado, pois minha motivação era continuar na carreira acadêmica de pesquisadora/professora. Fui aprovada em dois processos seletivos, um na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e outro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Por uma série de fatores acabei optando por voltar ao RS e realizar o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PGCIMAT) da UFRGS, sob a supervisão da Profa. Michèle Oberson de Souza (bolsa PNPD/CAPES), o qual iniciei em 2019 e continuo atualmente. Assim, no pós-doutorado que estou desenvolvendo, aprofundei meus conhecimentos sobre a síntese de MOFs (metal-organic frameworks), mais especificamente ZIFs (zeolitic imidazolate frameworks) para a conversão de CO2 a carbonatos cíclicos. Além desses materiais, também estou estudando a síntese de zeólitas e aluminofosfatos utilizando líquidos iônicos como agentes direcionadores de estrutura orgânicos. 

Felizmente, tive muita sorte em todas as etapas da minha vida acadêmica pois eu e o Christian sempre conseguimos bolsas nos mesmos lugares, o que fez com que todas as etapas ficassem mais leves (muitos casais não têm essa sorte, espero que ela continue). Felizmente, tive muita sorte em todas as etapas da minha vida acadêmica pois eu e o Christian sempre conseguimos bolsas nos mesmos lugares, o que fez com que todas as etapas ficassem mais leves (muitos casais não têm essa sorte, espero que ela continue).

A catálise me abriu muitas portas, não só profissionalmente, mas também no âmbito pessoal. Conhecer o Rio de Janeiro, no CBCat de Búzios em 2009, na época me pareceu uma conquista enorme, já que eu nunca tinha estado tão longe de casa (Getúlio Vargas, interior do RS). E foi com as experiências e vivências dos congressos de catálise pelo Brasil, e posteriormente, pelo mundo, que vejo que a pesquisa me proporcionou experiências incríveis e um enriquecimento cultural enorme, que provavelmente eu não teria se tivesse optado por outra profissão. Por isso, sou muito grata a todos que sempre me incentivaram a ser pesquisadora, principalmente a Profa. Sibele Pergher, por ter sido a primeira a me fazer brilhar os olhos em relação à pesquisa.

Topo