31 08 SBCAT 2020 Publicacao Notícia 21Título: "Técnica de espalhamento total para caracterização de catalisadores (X-ray Diffraction and Pair Distribution Function Analysis)"

Palestrante: Dra. Cristiane Barbieri Rodella

Ementa: A técnica de espalhamento total leva em consideração os picos de Bragg e o espalhamento difuso. Os picos de Bragg estão relacionados ao método de difração de raios X convencional e sonda o ordenamento de longo alcance de materiais cristalinos. Por outro lado, o sinal de espalhamento difuso vem da ordem local ou desordem do material e é matematicamente representado pela Função de distribuição de pares (PDF). A sensibilidade à estrutura local qualifica a análise de PDF como um método ideal para estudos estruturais de materiais amorfos ou de baixa cristalinidade. Recentemente, esse tipo de análise está sendo aplicado com sucesso em materiais nanocristalinos, especialmente catalisadores.

Dia 29/09/2020 - Fundamentos do PDF do ponto de vista teórico e requisitos para a realização do experimento.

Dia 30/09/2020 - casos científicos interessantes em catálise resolvidos por PDF, bem como as possibilidades de análises de espalhamento total no SIRIUS (fonte de luz síncrotron brasileira de 4a geração).

Data: de 29 a 30/09/2020
Horário: 9h às 12:15h
Público alvo: Curso teórico destinado a estudantes de pós - graduação (mestrado e doutorado) e pesquisadores da área de catálise e materiais.
Carga horária total: 6 h

Inscrições: as inscrições deverão ser realizadas entre 31/08 e 23/09/2020, ou até ser atingido o limite de participantes da sala, através do preenchimento do formulário on line disponível AQUI.

Taxa: a taxa de inscrição será através de doação para a ação da cidadania. Confira AQUI. Para os sócios, com anuidade em dia, o valor é de R$20,00 e para não sócios R$50,00.

Certificado de participação: será emitido pela Regional 2 da Sociedade Brasileira de Catálise um Certificado de Participação aos inscritos com presença em pelo menos 2 dias inteiros das aulas ministradas.

Para mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Topo