15 06 SBCAT 2020 noticia ressonancia

Palestra: Caracterização de catalisadores por ressonância magnética nuclear (RMN) no estado sólido

Palestrante: Dra. Sonia M. Cabral de Menezes - Sonia M. Cabral de Menezes se graduou em Engenharia Química pela EQ/UFRJ em 1974 e obteve seu MSc e PhD em Química Orgânica pelo IQ/UFRJ em 1978 e 2003 respectivamente. É Consultora Sênior em Química Analítica com especialidade em Ressonância Magnética Nuclear aplicada à Indústria de Óleo e Gás da Gerência de Química do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da PETROBRAS (CENPES) onde atua desde 1975. É um dos doze membros fundadores (1987) além de Presidente por doze anos e ainda atuante junto a Associação de Usuários de RMN (AUREMN). Desde 2016 atua na Diretoria e no Comitê Científico do PANIC: Practical Applications of NMR in Industry Conference.

Data: de 15 a 17/07/2020

Ementa

Dia 15/07/2020 - Teoria da RMN no estado sólido

Fundamentos da RMN; Fundamentos da RMN de sólidos: Hamiltonianos de Zeeman, Spin-Spin e Deslocamento Químico. Formas de sinal nos espectros estáticos de núcleos com spin igual a ½. Definição dos parâmetros anisotropia e assimetria. Hamiltoniano dipolar. Técnicas de estreitamento dos sinais em sólidos de núcleos com spin ½: posicionamento da amostra em torno do ângulo mágico, rotação a velocidades da ordem de kHz, desacoplamento de alta potência. Sequências de pulso com polarização cruzada. Exemplos. Hamiltoniano quadrupolar de primeira e de segunda ordem. Técnicas para obtenção de parâmetros espectrais de núcleos com spin > ½: DOR, DAS, MQMAS, etc.. Outras sequências de pulsos interessantes. Exemplos. Instrumentação: sondas e rotores. Técnicas de preparação de amostras. Otimização de parâmetros espectrais.

Dia 16/07/2020 - Aplicações da técnica de RMN no estado sólido à catalisadores e peneiras moleculares (Núcleos de 29Si e 27 Al)

Exemplos de aplicações da técnica de RMN no estado sólido observando os núcleos de 29Si e 27Al (em sua maioria) para: acompanhamento de síntese, preparo, ativação, tratamento e modificações de zeólitas e peneiras moleculares.

Dia 17/07/2020- Aplicações da técnica de RMN no estado sólido à catalisadores e peneiras moleculares

Exemplos de aplicação da técnica de RMN no estado sólido através da observação de outros núcleos: 31P, 1H, 13C, 23Na, 51V, 95Mo, 129Xe, etc..

Público alvo: Curso teórico destinado a estudantes de pós- graduação (mestrado e doutorado) e pesquisadores da área de catálise e materiais.
Carga horária total: 9h

Taxa: a taxa de inscrição será feita através de doação para a ação da cidadania. Confira AQUI. Para os sócios, com anuidade em dia, o valor é de R$20,00 e para não sócios R$50,00. A pré-inscrição não exige qualquer comprovação ou pagamento de taxa

Pré-inscrições: a pré-inscrição (que não exige o pagamento da taxa) deve ser feita de 13/06 a 24/06/2020 através do envio do Formulário de Pré-Inscrição preenchido para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Inscrições: a inscrição dos candidatos selecionados será iniciada após a divulgação de seus nomes na página da SBCat em 26/06/2020. Para efetivar a inscrição, o comprovante de doação, devidamente digitalizado, deverá ser enviado para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 08/07/2020 com a Identificação: Inscrição Minicurso de RMN. Caso o comprovante de pagamento não seja enviado dentro do prazo indicado, o candidato selecionado será desclassificado e substituído por outro, seguindo a ordem estabelecida na análise das pré-inscrições.

Critérios de seleção: O curso é destinado, preferencialmente, a sócios da SBCat com anuidade 2020 paga. Caso o número de pré-inscrições ultrapasse o número de vagas disponíveis, os candidatos serão selecionados buscando contemplar o maior número de instituições e orientadores (no caso dos alunos de pós-graduação).

Certificado de participação: será emitido pela 2ª Regional da Sociedade Brasileira de Catálise um Certificado de Participação aos inscritos com presença em pelo menos 2 dias inteiros das aulas ministradas.

MAIORES INFORMAÇÕES: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Topo