Accessibility Tools

28 11 Regional 2 Prof Ana Lúcia de Lima NoticiaEm 2006, iniciei meus estudos em Química Industrial na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No ano seguinte, fui para a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde cursei Química Bacharelado com Atribuições Tecnológicas e Química Licenciatura.

Durante a graduação, ingressei como aluna de iniciação científica no Laboratório de Biocombustíveis, sob a orientação do professor Manoel Gonzales Hernández Terrones (in memoriam). O projeto do qual participei envolve a produção de biodiesel etílico e metílico a partir de diversas oleaginosas produzidas no estado de Minas Gerais. Foi meu primeiro contato com biodiesel, síntese e caracterização físico-química, além do trabalho com catalisadores. Essa experiência me permitiu participar de vários congressos e deu início à minha trajetória na escrita de artigos científicos.

Em 2011, iniciei o mestrado sob a orientação do professor Claudio José de Araujo Mota, no Laboratório de Reatividade de Hidrocarbonetos, Biomassa e Catálise (LARHCO/UFRJ) e da professora Célia Machado Ronconi, do Laboratório de Química Supramolecular e Nanotecnologia (LQSN/UFF). A pesquisa teve como foco o desenvolvimento de sílicas mesoporosas funcionalizadas com diferentes aminas pelo método de pós-síntese e sua posterior avaliação catalítica em reações de transesterificação para produção de biodiesel. Foi um período de intensas mudanças e muito aprendizado.

Em 2013, dei início ao doutorado, também sob a orientação dos professores Claudio Mota e Célia Ronconi, com ênfase no desenvolvimento de novos catalisadores heterogêneos para produção de biodiesel, utilizando sílicas mesoporosas funcionaisizadas com aminas pelo método de co-condensação e sua posterior aplicação na produção de biodiesel.

Em 2015, atuei como professora substituta no Departamento de Química Analítica da UFRJ, ministrando aulas de Química Analítica Experimental para os cursos de Engenharia Química, Farmácia e Nutrição. Em 2017, concluí meu contrato como professora substituta e defendi meu doutorado, encerrando um ciclo de quatro anos de experiências enriquecedoras que contribuíram amplamente para meu crescimento pessoal e profissional.

Ainda em 2017, iniciei um pós-doutorado no Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA/UFRJ), sob a orientação da professora Claudia Regina Elias Mansur. O projeto, desenvolvido em parceria com a Petrobras, tinha como objetivo o desenvolvimento de hidrogênios poliméricos com a adição de reticulantes químicos e a avaliação de sua estabilidade para controle de conformidade em reservatórios de petróleo. Foi um período repleto de aprendizados e desafios, especialmente por se tratar do meu primeiro contato com a área de polímeros.

Em 2018, fui admitida como professora no Departamento de Química Analítica da UFRJ. Retornei ao mesmo departamento onde havia atuado como professora substituta e ao LARHCO, onde desenvolvi minhas pesquisas de mestrado e doutorado. Regressar a esse ambiente, que marcou de forma tão significativa minha formação, e iniciar uma nova etapa voltada às atividades de ensino, pesquisa e extensão foi uma experiência extremamente gratificante.

Atualmente, integro a equipe do LARHCO, juntamente com outros professores, com a missão de formar recursos humanos altamente qualificados e desenvolver pesquisas científico-tecnológicas nas áreas de catalis e e materiais aplicados à energia e ao meio ambiente. Nosso trabalho busca contribuir para o avanço da ciência, o desenvolvimento econômico e o bem-estar da sociedade, por meio do desenvolvimento de materiais avançados voltados à sustentabilidade ambiental — especialmente na síntese de adsorventes e catalisadores para captura e conversão de CO₂ em produtos de maior valor agregado.

A carreira tem me proporcionado muitas experiências e aprendizados. Embora eu esteja apenas no começo da minha caminhada profissional, sou imensamente grata por todas as oportunidades e por compartilhar essa jornada com pessoas que tanto admiro.

Topo