Autor: Henrique Poltronieri Pacheco
Orientador (es): Prof. Fabio Souza Toniolo e Dr. Eugenio Furtado de Souza
Instituição: Programa de Engenharia Química/COPPE/UFRJ
Regional: Rio de Janeiro/Espírito Santo
Data da defesa: 20/09/2019
Local da defesa: UFRJ

Resumo: O beneficiamento de etanol a produtos de maior interesse econômico é uma solução interessante para diversificar o destino final desse álcool.
Todavia, ainda não há consenso acerca dos mecanismos reacionais que o conduzem aos produtos superiores, sobretudo 1-butanol e 1,3-butadieno.
Neste trabalho, conduziram-se abordagens em três fontes de informação para investigar as rotas de conversão: espectroscopia, testes cinéticos de bancada e modelagem quanto-mecânica a nível de teoria do funcional da densidade (DFT). Múltiplas propostas de mecanismo, algumas já exploradas na literatura e outras inovadoras, são apresentadas, buscando-se aliar dados experimentais e teóricos para o desenvolvimento de modelos fundamentalmente consistentes. Esses modelos foram validados e apresentaram boa correspondência com os dados experimentais frente aos critérios de qualidade a que foram submetidos, o que denota bom desempenho.

Palavras-chave: beneficiamento de etanol; óxido de magnésio; modelagem de cinética química; planejamento sequencial de experimentos; teoria do funcional da densidade; espectroscopia.

Investigation of the Mechanism of Ethanol Upgrading on Mgo based Catalysts

Topo