Ata da 5ª. Assembléia da SBCat

(Extraordinária)
da Sociedade Brasileira de Catálise
Gramado, 18 de setembro de 2006
Local: Hotel Serrano, Gramado RS
Horário: 18:30 hs
Pauta
1) INFORMES
O Presidente da SBCat, Prof. Dilson Cardoso, apresentou os seguintes informes:
a) A Diretoria tem trabalhado no sentido que a nossa a Sociedade tenha representação em vários órgãos, como a IACS, a FISOCat e, mais recentemente, no CNPq, bem como parcerias com outras sociedades, como a SBPC, SBQ e ABEQ.
b) A SBCat foi credenciada para a indicação de 3 nomes para o CA do CNPq e, para a definição dos candidatos, abriu a inscrição aos interessados.
c) A SBCat, neste momento, conta com 385 sócios dos quais 150 Efetivos, 160 Estudantes, 66 Colaboradores, 4 Honorários, 4 Coletivos.
d) Foi informado que o próximo “IV Mercocat“, será realizado na Argentina, em 2007, juntamente com as “Jornadas Argentinas de Catalisis”, cuja realização será logo após o 14°CBCat.
Outros informes:
e) Proposta do 14o CBCat, a ser organizado pela Regional 1:
A Profa. Celmy, Supervisora da Regional 1 e o Prof. Luiz Pontes, Diretor Secretário da SBCat, apresentaram a proposta de organização do “14º Congresso Brasileiro de Catálise” que ocorrerá de 16 a 19 de setembro de 2007 em Porto de Galinhas – Pernambuco. Foi apresentado um filme do local e informado que o evento terá a disponibilização de vários hotéis de categorias diversas para atender a todos os membros da sociedade, com tarifas a partir de R$ 35,00 para estudantes, em pousadas muito próximas ao hotel do evento.
2) CANDIDATURA DO BRASIL AO 15th ICC
O Presidente da Comissão sobre a “Candidatura do Brasil ao 15thICC”, Prof. Martin Schmal, apresentou informações sobre a candidatura do Brasil para organizar o “15°Congresso Internacional da Catálise” em 2012, provavelmente no Rio de Janeiro. Relatou ter recebido cartas de apoio da Petrobrás S.A. e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Outro ponto importante foi o apoio do Prof. Alexis Bell, Presidente da IACS, entidade que organiza os ICCs, que sugeriu, ainda, que a candidatura fosse apresentada em nome das Sociedades de Catálise Latino-americanas. Segundo o Prof. Schmal, os representantes de diversas sociedades latino-americanas (*) de catálise, presentes ao XXSICat, foram consultados sobre a proposta, tendo todas aprovada a idéia da candidatura latino-americana, e a organização do evento pelo Brasil.
Após discussão, com contribuições de diversos sócios, a proposta foi aprovada pela Assembléia. O representante do Brasil na IACS, durante o “14º Congresso Internacional de Catálise”, a realizar-se na Coréia em 2008, apresentará a proposta de candidatura do Brasil à organização do evento em 2012.
Ficou decidido que, até dezembro de 2006, o Prof. Schmal deverá apresentar novas informações sobre o andamento dessa candidatura do Brasil e, também, a formação da comissão organizadora.
(*) Argentina, Chile, Colômbia, México, Venezuela e Uruguai

Topo