Ata da 5ª. Assembléia da SBCat

Ata da 5ª. Assembléia da
da Sociedade Brasileira de Catálise
Local: Porto de Galinhas, PE (durante o 14CBCat)
Data: 18 de setembro de 2007
Horário: 19:15 hs
Pauta
A Assembléia iniciou-se com a assinatura de 108 sócios presentes.

1) Informes
O presidente da Assembléia, Dilson Cardoso, informou que o quadro atual de Sócios da SBCat é o seguinte: 185 Efetivos (37%), 200 Estudantes (40%), 115 Colaboradores (23%), 6 Coletivos e 5 Honorários. Isso totaliza 511 Sócios, significando um aumento de 46% em relação aos dados da 5a. Assembléia da SBCat. O Presidente enfatizou a necessidade de se aumentar o número de sócios coletivos, que não tem experimentado a mesma evolução que as os sócios individuais.

2) Relatório de Atividades da Diretoria
O presidente da Assembléia deu os seguintes informes, relativos às principais atividades da Diretoria, realizadas desde a Assembléia anterior:
a) a partir do mês de Outubro a SBCat está contratando sua primeira secretária, Sra. Joseane Rodrigues, que vai desempenhar suas atividades por um período de quatro horas diárias,
b) a SBCat conquistou o direito ao voto na indicação dos membros dos Comitês Assessores do CNPq, nas áreas de Quimica e Engenharia Química,
c) foi realizado um convênio entre a SBCat e a Associação Brasileira de Engenharia Quimica, através do qual ambas concedem descontos de 20% aos sócios da outra sociedade, nas taxas dos eventos por elas programados,
d) na semana anterior ao 14CBCat foi realizada na Universidade Federal Fluminense a “2a. Escola de Catálise da SBCat”, organizada pelo Prof Fábio B. Passos. A Escola teve como titulo “Industrial Catalysis”, com uma duração de 12 horas, sendo o curso oferecido pelo Dr. Jeans Hagen, Professor da Universidade de Ciências Aplicadas, localizada em Mannheim, Alemanha. Participaram da Escola 30 alunos, oriundos de vários estados do Brasil

3) Concessão de Título de Sócio Honorário da SBCat
O presidente da Assembléia informou que, por sugestão da Diretoria da SBCat, o Conselho Superior da SBCat havia aprovado a concessão do título de Sócio Honorário da SBCat ao Eng. Kenji Takemoto, da empresa Degussa. Nesse momento o Presidente do Conselho, Martin Schmal, pediu a palavra para defender a proposta, destacando as inúmeras contribuições que o Eng. Kenji prestou à nossa Sociedade. A proposta foi aprovada por aclamação.

4) Candidatura ao 15CBCat e 5MercoCat, em 2009
A presidência da Assembléia passou a palavra ao Supervisor da Regional 2 (R. de Janeiro –Minas Gerais), Fabio B. Passos que informou que essa Regional estava se candidatando a organizar o 15°CBCat e 5°Mercocat, e que os eventos seriam realizados de forma simultânea, no Estado do Rio, provavelmente na cidade de Búzios. A proposta foi aprovada pela Assembléia.

5) Candidatura ao 15ICC, em 2012
O Martin Schmal, Presidente da “Comissão Preparatória da Candidatura do Brasil ao 15ICC” fez um relato das reuniões realizadas, e informou que a Comissão aprovou formalizar a candidatura perante o Presidente da IACS, indicando a cidade de Salvador como local para a sua realização, no período de 8 a 13 de Julho de 2012. Informou ainda que a candidatura do Brasil será apresentada por ele, em nome da Sociedade Brasileira de Catálise, durante o 14thICC, a ser realizado na Coréia do Sul no próximo ano.
A seguir fez uma apresentação da Programação de atividades e dos recursos necessários à sua realização, bem como da composição da Comissão Organizadora da Candidatura, que é a seguinte:

Martin Schmal, Presidente de Honra
Fabio Bellot Noronha, INT, Presidente
Victor Teixeira dos Santos, UFRJ, Presidente
Marco Andre Fraga, INT, Secretário
Soraia Brandão, Comité Organizador Local
Eduardo Falabella Souza-Aguiar, Petrobras, Indústria
Cristiane Assumpção Henriques, UERJ, Tesoureira

A seguir foi projetado um documentário mostrando a infra-estrutura existente na cidade de Salvador para a realização do evento. Ao término da apresentação a proposta foi aprovada globalmente, por aclamação.

6) Resultado das Eleições na SBCat
José Mansur, presidente da Comissão Eleitoral da SBCat, apresentou os seguintes resultados das eleições:
a) Regional 2: 44 votos para a Chapa 1, 1 voto em branco, portanto a chapa foi eleita com 60% do colégio eleitoral,
b) Regional 3: 30 votos para a Chapa 1, 2 votos em branco, 2 votos nulos, portanto a chapa foi eleita com 61% do colégio eleitoral,
c) Diretoria da SBCat: 110 votos para a Chapa 1, 7 votos em branco, portanto a chapa foi eleita com 57% do colégio eleitoral.

7) Outros Assuntos
Fábio B. Passos explicou o problema existente nos Comitês Assessores de Química e de Engenharia Química do CNPq, que deixaram de considerar como artigos em periódicos as publicações da coletânea “Studies in Surface Science and Catalysis”.
Após os esclarecimentos sobre o assunto, a Assembléia aprovou que a Diretoria da SBCat deveria mandar correspondência ao Presidente do CNPq, com cópia aos Presidentes dos CAs citados, reivindicando que a decisão seja reconsiderada citando o nome dos sócios efetivos, presentes nessa decisão da Assembléia.

Ao final, o presidente da Assembléia felicitou os recém eleitos, desejando muitos êxitos em suas gestões, em especial à nova Diretoria da SBCat, e formalizou a transferência dos cargos para os novos colegas.

Nesse momento, Martin Schmal pediu a palavra, destacando o trabalho do presidente da Assembléia, Dilson Cardoso, que participou na Diretoria da SBCat durante oito anos. Os presentes aprovaram as palavras do Prof. Schmal, por aclamação.

Topo