Ata da 3ª. Reunião da Conselho Superior da SBCat

LOCAL: Hotel do Frade, Angra dos Reis, Rio de Janeiro

DATA: 17 de setembro de 2003

PRESENTES:

Martin Schmal (Presidente)
Antonio Souza de Araújo (Regional 1)
VictorTeixeira da Silva (Regional 2)
Pedro Arroyo (Regional 3)
Osvaldo de Lázaro Casagrande Jr. (Regional 4)
Antonio Telhado Pereira (CBMM)
Kenji Takemoto (Degussa)
Valéria Vicentini (Oxiteno)
CONVIDADOS:

Dilson Cardoso (Vice Presidente-SBCat)
Roberto Fernando de Souza (Diretor Secretário-SBCat)
Luiz Pontes (Diretor Tesoureiro-SBCat)
Cláudio Mota (Comissão Científica 12CBCat)
O Prof. Martin Schmal, Presidente do Conselho da SBCat, iniciou os trabalhos agradecendo a presença de todos e justificou a ausência do representante do IBP.

Em seguida, elegeu-se a Enga. Veléria Vicentini como Secretária da Reunião, e ficou registrado que a ata da última reunião do Conselho Superior que ocorreu durante o 10º CBCat ainda não foi localizada para aprovação e colocou em pauta os itens abaixo:

1. Homologação da eleição da Diretoria da SBCat

Foi homologada a eleição da chapa para a Diretoria, que recebeu 109 votos, constituída por:
Dilson Cardoso (Presidente), Roberto Fernando de Souza (Vice Presidente),
Luiz Pontes (Diretor Secretário) e Cláudio Mota (Diretor Tesoureiro).

2. Representação da SBCat em órgãos internacionais

Foi discutida a representação da SBCat em diferentes órgãos internacionais. Foi esclarecido que, apesar de ser atribuição da direção sugerir nomes de sócios para serem homologados pelo Conselho Superior da SBCat, a direção solicitou na Rede de Catálise candidaturas para representantes na IACS e na FISOCAT.
Foram apresentadas as indicações dos seguintes associados:

IACS: Martin Schmal e Roberto Fernando de Souza

FISOCAT: Dilson Cardoso e Emerson Andrade Sales

Além destes nomes foi sugerida que a representação junto ao MercoCat seja realizada por parte do presidente da SBCat. Estas propostas foram homologadas por unanimidade.
3. Congresso Ibero-americano de Catálise

Foi discutida a proposta de candidatura do Brasil como país sede do Congresso Ibero-americano de Catálise em 2006. Após discussão foram feitas duas propostas, a serem apresentadas ao plenário da SBCat:
1.Que o Brasil aceite o encargo, dentro da seqüência natural dos Congressos Ibero-americanos de Catálise, colocando sua candidatura a acolher o evento;

2.Que o Brasil proponha à Fisocat a alteração da periodicidade do mesmo, levando-o para 2007, o que o colocaria concomitante com o 15o. CBCat, a ser realizado pela Regional Nordeste.

4. 13o. CBCat e 3o. MercoCat

Foi confirmada a Regional 3 (São Paulo, Paraná e sul de Minas) para candidatar-se a realizar o 13o. CBCat e 3o. MercoCat, dentro da seqüência natural dos Congressos Brasileiros de Catálise. A confirmação dependerá de reunião do GruCat, a realizar-se durante o 2o. MercoCat, em Córdoba (Argentina).
5. Relação com o IBP

Foi discutida a relação da SBCat com o IBP e ficou decidido que será realizada reunião da direção da SBCat com a direção do IBP para realizar uma nova negociação quanto à forma de parceria para os próximos CBCats.
6. Associação da SBCat à SBPC

Foi discutida e aprovada a sugestão da diretoria a que a SBCat se associe, como entidade, à SBPC. Dílson deverá levar a solicitação à SBPC.
7. Eleição do Presidente do Conselho Superior da SBCat

Em consonância com o estatuto da SBCat foi realizada a eleição do Prof. Martin Schmal como Presidente do Conselho Superior da SBCat
8. Assuntos Gerais

O Prof. Schmal agradeceu o apoio recebido dos membros do Conselho Superior nestes anos de criação da SBCat e deixou seus votos de que a nova direção dê continuidade ao crescimento da SBCat. Os membros do Conselho Superior parabenizaram o Prof. Schmal pelo sucesso alcançado na consolidação da SBCat, salientando que muito deste resultado se deveu ao seu empenho pessoal.
Nada mais havendo a tratar a reunião foi encerrada.

Angra dos Reis, 17 de Setembro de 2003

Topo