Ata da reunião do representantes MERCOCAT

Data: 19/09/2006

Local: Gramado –RS Brasil
Participantes:

Nome País
Dílson Cardoso Brasil
Emerson Andrade Sales Brasil
Carlos Apesteguia Argentina
Osmar Ferreti Argentina
Patrício Reyes Chile
Francisco Javier Gil Llambias Chile
Ana Cantera Uruguai
Juan Bussi Uruguai
Mireya Goldwasser Venezuela
Luis Garcia Venezuela

Assuntos discutidos:
XV CAC / 4° MERCOCAT:
Será realizado de 12 a 16/11/2007 na cidade de La Plata – Argentina, antecedido pela Escola Argentina de Catálise, que ocorrerá de 09 a 12//11/2007; foi solicitada a ampla divulgação na comunidade, e incentivo à participação de todos. Para os brasileiros, foi informado que existe uma linha de apoio específica para o MERCOSUL.
Entrada da Venezuela no MERCOCAT:
Foi declarado o grande interesse pelos dois participantes da Venezuela, da entrada do seu país no MERCOCAT, mas a posição oficial virá após a reunião da Sociedade Venezuelana de Catálise, que deve ocorrer até Março de 2007.
Próximos MERCOCAT’s:
Foi estimulada a realização em outros países, como o Uruguai e a Venezuela; foi discutida a possibilidade do MERCOCAT 2009 ser realizado em Caracas, junto com o Congresso Nacional de Química.
Entrada da Colômbia:
Foi decidido um convite à Sociedade Colombiana de Catálise, para adesão ao MERCOCAT.
Congresso Internacional de Catálise:
Foi exposta pelos representantes brasileiros, a proposta do Brasil para sediar o 15° ICC (International Congress on Catalysis); esta foi bem vista pelo Presidente da IACS, o qual teria sugerido que a candidatura teria mais força se fosse apresentada como uma demanda da comunidade latino-americana. Essa idéia obteve apoio unânime entre os presentes, que decidiram trabalhar por esta candidatura. Cada país indicará 1 membro, representando cada Sociedade de Catálise, para formar uma comissão de trabalho, incluindo o México, que será convidado, a qual será coordenada pelo Martin Schmal, do Brasil.

Topo