ATA DA ASSEMBLÉIA DO GRCAT 3 - SP/PR/Sul de MG
DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE CATÁLISE- SBCat

DATA: 26/11/01; Horário: 14h30min

LOCAL: Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP

PRESENTES:
Ernesto A. Urquieta Gonzalez- UFSCar/DEQ
Valéria Perfeito Vicentini- OXITENO
José Mansur Assaf- UFSCar/DEQ
Nádia Regina C. F. Machado- DEQ/UEM

Dilson Cardoso - UFSCar/DEQ
José Maria Correia Bueno - UFSCar/DEQ
Pedro Augusto Arroyo - DEQ/UEM
Onélia A. Andreo dos Santos - DEQ/UEM
Ricardo Reis Soares - FEQ/UFU

O Prof. Ernesto, supervisor executivo do GRCAT-SP/PR, fez a abertura, agradecendo a presença de todos e justificou a ausência do Prof. Antonio José Gomez Cobo da FEQ/UNICAMP. Não houve justificativas dos demais ausentes.
Em seguida, iniciados os trabalhos, passou-se à discussão dos itens da ordem do dia, conforme discriminado abaixo.
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA ASSEMBLÉIA DE 06/10/00

Com a palavra, o Prof. Ernesto fez-se a leitura da ATA da Assembléia realizada no dia 06/10/00. Após análise e discussão a ata foi aprovada por unanimidade.

2. INFORMES DA DIRETORIA E DOS MEMBROS

2.1." 4º Encontro Regional de Catálise"
Foram relatadas as atividades realizadas no 4º Encontro Regional de Catálise, realizado na Oxiteno, situada em Mauá/SP, em 06/04/01. De um total de 130 participantes que se envolveram com o Evento, 96 estiveram presentes nas atividades realizadas nesse dia. Houve representantes das empresas: OXITENO, DEGUSSA, CBMM, COPESUL e DETEN, das Instituições de Ensino: FAENQUIL, UEM, UFU, UNICAMP, UNIOESTE, USP-SC, UFSCar e UFRJ) e Institutos de Pesquisa: IPT, IPEN e INPE. Durante o evento foram apresentadas 2 conferências convidadas, proferidas por Kenji Takemoto da DEGUSSA e Valéria Vicentini da OXITENO, e 33 trabalhos científicos. Destes, 26 trabalhos completos foram publicados nos Anais do 4º Encontro Regional de Catálise. O evento contou com o apoio financeiro da DEGUSSA (R$800,00), para confecção dos Anais, e com o apoio da OXITENO que, além de fornecer o local para a realização do evento, contribuiu com a logística, infraestrutura e divulgação do mesmo.
Como resultado do encontro, foi destacada a importância da integração Universidade/Empresa, além da presença de elevado número de alunos.
Os membros do GRCat SP/PR agradecem à DEGUSSA, à Diretoria da OXITENO e, especialmente, à Valéria Perfeito Vicentini pelo apoio incondicional na realização do referido evento.

2.2. Sócios da SBCat pertecentes ao GRCat 3

Conforme divulgado pelo Prof. Ernesto o Grupo Regional de Catálise SP/PR conta com um percentual significativo de sócios da SBCat, conforme discriminado abaixo:
Coletivos: 2 sócios (Oxiteno e Degussa);
Efetivos: 28 sócios, de um total de 103 pertencentes a SBCat, correspondendo a 27%;
Estudantes: 56 sócios, de um total de 81 pertencentes a SBCat, correspondendo a 69%.

2.3. Mudanças nos Estatutos da SBCat

Em Assembléia da SBCat realizada durante o 11 CBCat, em Bento Gonçalves, foram discutidas e aprovadas as mudanças a serem efetuadas nos Estatutos da SBCat. As informações sobre as mudanças estão disponíveis na página:
http://www.ufscar.br/~sbcat/atas_regimentos.htm

2.4. Agrupamentos dos GRCat Aprovados pelo Conselho da SBCat

Da mesma forma, em reunião realizada durante o 11 CBCat, em Bento Gonçalves, foi discutida e aprovada a reorganização dos Grupos Regionais de Catálise de acordo com a posição geográfica e/ou interação entre os mesmos. Conforme decidido em reunião, a SBCat contará, em princípio, com 4 (quatro) grupos regionais, que não serão mais nomeados por estados e sim receberão um número de identificação. Desta forma, o Grupo Regional de Catálise SP/PR (GRCat-SP/PR), passou a ser denominado Regional 3, composto até então pelos estados de São Paulo e Paraná.

2.5. Apoio do GRCat SP/PR no transporte de alunos ao 11o CBCat

Alunos pertencentes à UEM, UFU, UNICAMP, FAENQUIL e UFSCar contaram com o apoio financeiro do GRCat SP/PR, relativo ao transporte, para participarem do 11 Congresso Brasileiro de Catálise realizado em Bento Gonçalves. Destaca-se que essa iniciativa foi possível de ser efetivada graças ao apoio da organização do 11 CBCat, a qual aportou R$ 2.300.

2.6. Informes Gerais

O Prof. José Mansur Assaf informou que os Anais do IV Encontro Regional de Catálise SP/PR foram enviados, via correio, para todos os participantes do evento.

A Profa. Nádia Regina Camargo Fernandes Machado informou que 50% dos recursos referentes as anuidades da SBCat passaram a ser direcionados para a GRCat SP/PR. Com estes recursos foi possível a realização e a confecção dos Anais do IV Encontro Regional de Catálise SP/PR, bem como subsidiar, como já relatado, a participação dos alunos no 11o Congresso Brasileiro de Catálise realizado em Bento Gonçalves.

Discutiu-se, ainda, a necessidade de ampliar a participação, como sócios efetivos, de todos os envolvidos com a Área de Catálise, uma vez que, além da integração dos vários pesquisadores, a anuidade dos sócios permitiria um apoio financeiro mais efetivo aos Encontros e outros Eventos de divulgação de trabalhos técnicos/científicos.

O Prof. Dilson Cardoso destacou que o 13o Congresso Brasileiro de Catálise e 3 MercoCat será organizado pela GRCat SP/PR e acontecerá em 2005. Além disso, propôs a criação do “Prêmio Melhor Tese de Doutorado em Catálise”. As Teses seriam premiadas a cada dois anos e avaliadas por uma comissão nacional ainda a ser constituída. Propõe-se que o prêmio venha a ser patrocinado por uma empresa, tendo sido feito o convite à Oxiteno, que o está estudando.

3. APRECIAÇÃO DE INGRESSOS À REGIONAL DO GRUPO DE CATÁLISE:
FEQUI/UFU/Uberlândia/MG e da UNIS/Varginha/MG

O Prof. Ernesto, Supervisor Executivo, recebeu duas correspondências, uma da FEQUI/UFU/Uberlândia/MG (Triângulo Mineiro) e outra da UNIS/Varginha/MG (Sul de Minas), nas quais se solicita a incorporação à Regional 3 dos Grupos de Catálise coordenados pelos professores Ricardo Reis Soares e Rogério Alexandre Alves de Melo, respectivamente. Após a leitura das cartas e discussão do assunto, a inclusão das duas regiões acima mencionadas foram aprovadas por unanimidade. Desta forma, a Regional 3 da SBCat passa a ser composta pelas regiões Estado de São Paulo, Estado de Paraná, Triângulo Mineiro (MG) e Sul de Minas (MG).

4. HOMOLOGAÇÃO DA CHAPA PARA CONCORRER ÀS ELEIÇÕES DA REGIONAL 3
GESTÃO 2001-2003

O Prof. Ernesto, informou a inscrição de uma única chapa a que esteve constituída pelos seguintes membros:

Prof. Pedro Augusto Arroyo – DEQ/UEM: Supervisor Executivo
Prof. Ricardo Reis Soares DEQ/UFU:
Vice–Supervisor/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Cooperação Nacional e Internacional

Secretarias:
Profa Onélia A. Andreo dos Santos: DEQ/UEM - Publicações, Cursos & Eventos
Antonio Carlos Aidar - OMG Brasil: Relação Academia Setor Produtivo
Prof. Ernesto A. Urquieta-Gonzales: DEQ/UFSCar - Recursos Financeiros

Após apresentada, a inscrição da Chapa 01 foi homologada por unanimidade.

5. APURAÇÃO DOS VOTOS E HOMOLOGAÇÃO DA ELEIÇÃO DA DIRETORIA
GESTÃO 2001-2003

O Prof. José Mansur Assaf, após abertura da Urna Eleitoral, passou à apuração dos votos, que apresentou o seguinte resultado:

Votos válidos: 38
Votos nulos: 00
Votos brancos: 01

A Chapa 01 foi eleita, portanto, com 37 votos.

Após a divulgação dos resultados, a eleição foi homologada por unanimidade e conclamada pelos seus membros.

6. ATO DE POSSE DA NOVA DIRETORIA

O Prof. Ernesto, deu posse a Nova Diretoria e encerrando a sua participação agradeceu a oportunidade de ter participado como supervisor na Gestão 1999-2001 e a colaboração dos demais membros da Diretoria: Professor Cobo, Enga. Valéria, Professor Mansur e Profa. Nádia e de todos os membros e colegas do GRCat . A palavra foi passada ao Prof. Pedro Augusto Arroyo que agradeceu a participação dos membros da Regional 3 no processo eleitoral e a oportunidade de poder participar da Gestão 2001-2003. Na oportunidade o Prof. Pedro leu Carta-Programa da Diretoria, cujos principais pontos são transcritos a seguir:

1) Realização do V Encontro Regional de Catálise, com apresentação de trabalhos recentes de pesquisa, conferências de pesquisadores relacionados à academia e à empresa. Este encontro aconteceria em anos pares, a fim de não coincidir com o Congresso Brasileiro de Catálise;

2) Elaboração e manutenção de uma "home page" da Regional 3 contendo, dentre outros itens, uma relação de pesquisadores e grupos ligados a catálise que atuam no âmbito da regional, publicações, estatuto, atas;

3) Incentivar e propor cursos de curta duração relacionados à catálise, nos seus vários aspectos, voltados basicamente a alunos de IC, MSc e DSc, e que seriam oferecidos por membros da comunidade catalítica;

4) Dar continuidade na política de divulgação da SBCat junto a companhias, alunos de graduação e pós-graduação e docentes das diferentes Universidades que ainda não tenham compreendido a importância da SBCat para o crescimento da catálise em nível regional e, conseqüentemente, nacional;

5) Promover a divulgação da importância da pesquisa em catálise junto a órgãos de fomento;

6) Congregar os diferentes grupos de pesquisa ligados à catálise, presentes nas diferentes Universidades, Institutos e Empresas pertencentes à Regional 3, com o intuito de sedimentar a participação de todos nos direcionamentos e estratégias de atuação, fortalecendo a representatividade da nossa regional e, também, propiciando um maior intercâmbio entre estes diferentes grupos;

7) Promover discussões para a definição de comissões responsáveis pela organização do 13o CBCat e 3o MercoCat, a serem organizados pela Regional 3, no período 2003-2005.

Após a participação do Prof. Pedro, a palavra foi passada aos demais membros da chapa eleita que, da mesma forma, agradeceram o apoio e a oportunidade de participar da nova gestão.

8. LOCAL E DATA PARA A PRÓXIMA ASSEMBLÉIA DA REGIONAL 3

Após a discussão de várias propostas apresentadas pelos presentes, ficou decidido:

Local: Escritório OXITENO – São Paulo
Data: 26/abril/2002
Hora: 14h00min

Sem mais a discutir, foi encerrada a reunião às 18h05min, da qual, para constar, lavro a presente ata.

Onélia Aparecida Andreo dos Santos.

Topo