14 09 SBCAT Noticia RuthRuth formou-se em Engenharia Química pela Escola Nacional de Química em 1958. Obteve seu título de Mestrado em 1977 no Instituto de Química da UFRJ, sob a orientação do Dr. Leonardo Nogueira, e o Doutorado em 2004 no NUCAT/COPPE/UFRJ sob orientação do Prof. Martin Schmal.

Ingressou no CENPES/PETROBRAS em 1972 onde atuou até sua aposentadoria 1991. Após sua aposentadoria foi uma colaboradora atuante nas pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Catálise do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ com um número expressivo de publicações.

Ruth especializou-se em Espectroscopia Vibracional, tendo-se tornado referência nacional nestas técnicas espectroscópicas, principalmente aplicadas à caracterização de catalisadores. Mesmo tendo trabalhado, em grande parte de sua vida profissional, num centro de P&D cativo de empresa, sempre foi muito atuante e colaborativa na comunidade de catálise, o que levou a SBCAT a conceder-lhe em 2003 o título de Membro Honorário da Sociedade.

Ruth faleceu em janeiro de 2017, tendo deixado muitas e boas lembranças em todos aqueles que tiveram o privilégio de disfrutar de sua convivência, social ou profissionalmente, graças a sua afabilidade no trato pessoal e competência e seriedade profissionais.

Como reconhecimento de sua importância na comunidade catalítica do Rio de Janeiro e do país, a Regional 2 da SBCAT instituiuem 2018 o Prêmio e Medalha Ruth Leibsohn Martins, conferido a um profissional ou estudante, da região de abrangência da Regional 2, não só pelas suas contribuições para o avanço da catálise, mas também por suas atividades altruístas, em termos de boa interação e ajuda a colegas, subordinados e o público em geral. O Prêmio foi conferido pela primeira vez à Dra. Lúcia GorenstinAppel do INT, durante o 3º Encontro de Catálise da SBCAT Regional 2.

Topo