15 03 noticia Conheça a trajetória do Professor Dr Tiago PinheiroAgradecer a SBCat pela oportunidade de descrever um pouco sobre minha trajetória acadêmica e profissional. Fico muito feliz pelo convite, ainda mais por ter lido vários relatos de profissionais da sociedade que admiro bastante.

Sou original de Fortaleza, estado do Ceará, oriundo de uma família que migrou de Solonópole-CE para capital em busca de uma vida melhor. Os principais responsáveis pela minha trajetória inicial nos estudos foram meus pais que sempre se sacrificaram para fornecer o melhor para os filhos e a educação sempre foi a prioridade principal.

Meus primeiros contatos com a química foram durante o ensino fundamental nas aulas de ciências, mas o contato mais direto foi no ensino médio, onde tive a oportunidade de estudar com um professor bastante capacitado que tinha a preocupação de mostrar o lado prático da química. O interesse imediato, principalmente pela química, mas também pela física e matemática me levaram a escolher o curso de química industrial como futura profissão, onde iniciei minha graduação em 2003 na Universidade Federal do Ceará (UFC) até 2006.

No terceiro semestre do curso de graduação fui aprovado como bolsista CAPES através do Programa de educação tutorial (PET) que tem como filosofia de trabalho a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Apesar de ter tido oportunidade de participar de diferentes grupos de pesquisa na graduação, meu contato inicial com a catálise foi durante o trabalho de conclusão de curso, no Langmuir-Laboratório de Adsorção e Catálise no Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC sob a orientação do professor Antoninho Valentini.

Essa rica experiência obtida no PET e o excelente trabalho construído em conjunto com professor Antoninho Valentini na área de catálise heterogênea, me fez despertar um grande interesse na pesquisa científica e na área acadêmica. Portanto, logo após o término da graduação, me engajei no Programa de Pós-Graduação em Química da UFC para fazer o mestrado em química inorgânica (2007-2009) e, em seguida, doutorado em química (2009-2012) no mesmo grupo de pesquisa. Professor Antoninho foi uma fonte de inspiração incrível, pois além de ter um amplo conhecimento na área, tem uma criatividade experimental incrível, monta equipamentos e sistemas catalíticos partindo do zero.Pelo fato de ter passado toda minha formação acadêmica na mesma instituição, necessitava ter uma experiência em outro local fora da UFC. Portanto, no quarto semestre do doutorado, tive a oportunidade de participar do programa doutorado sanduiche da CAPES, onde passei um ano no Institut de Recherche sur la Catalyse et L’environnement (IRCE) em Lyon na França coordenado pela pesquisadora Nadine Essayem. O IRCE é um centro de pesquisa na área de catálise e materiais bastante renomado no mundo. Este período na França aprendi bastante com os pesquisadores do IRCE e tive a oportunidade de operar vários equipamentos e sistemas catalíticos. Tive uma curta passagem como pós-doc no Departamento de Física da UFC no Laboratório de Raios X supervisionado pelo professor José Marcos Sasaki, onde me aprofundei na parte quantitativa da difração e sua correlação com a catálise.

Em janeiro de 2014 ingressei como professor de físico-química no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Logo em seguida, tive o privilégio de ingressar no Laboratório de Peneiras Moleculares (LABPEMOL) coordenado pela professora Sibele Pergher, onde tivemos a oportunidade de criar o laboratório de catálise e ampliar ainda mais as linhas de pesquisa do grupo. Continuo me dedicando a catálise como professor, onde estou podendo contribuir para a formação de vários estudantes de graduação, mestrado e doutorado com pesquisas voltadas neste campo. Como frutos destas orientações, também nós tivemos oportunidade de divulgar os resultados obtidos em revistas científicas da área, capítulos de livros, livros e anais de congresso. Sempre procuro compartilhar o conhecimento ofertando disciplinas no tema para os estudantes de pós-graduação e minicursos para graduação, visando divulgar os fundamentos teóricos da catálise. Os principais temas de pesquisas que venho trabalhando estão relacionados a síntese e caracterização de óxidos metálicos e ligas magnéticas com propriedades ácidas-básicas-redox, valorização catalítica do glicerol e etanol, desidrogenação oxidativa de hidrocarbonetos, fixação do CO2, fotocatálise.

Todas as conquistas foram frutos de várias parcerias nacionais e internacionais. Conheci muitas pessoas durante esses anos na acadêmica, muitas me servem de inspiração até hoje, além de ter feito muitas amizades. Por fim, desde o inicio da carreira acadêmica, sou credenciado a sociedade Brasileira de Catálise (SBCat) e participo constantemente dos congressos ENCat, CBCat e CICat, onde sempre compartilho momentos incríveis.

A formação de novos recursos humanos em catálise é uma das minhas principais motivações profissionais, agradeço a todos que tive a honra de trabalhar e espero poder estar me aprofundando no tema por muitos anos.

Topo