11 05 SBCAT 2020 quemsomos NotíciaEu inicio esta descrição com grande honra e satisfação pelo convite da presidência da SBCat, mesmo enfrentando o desafio de falar sobre minha recente trajetória profissional na Catálise, diante de pesquisadores exemplares descritos no Quem Somos.

Após concluir a graduação em Química Industrial na Universidade do Estado da Paraíba (UEPB) em 2006, logo fui trabalhar em Brasília atuando como químico responsável em laboratórios de controle de qualidade de empresas que prestavam serviço técnico para órgãos federais. Depois de quase 3 anos atuando profissionalmente percebo que a área acadêmica motivava meus pensamentos, e assim planejo voltar para o Nordeste e cursar o mestrado acadêmico. Ao alcançar aprovação no Mestrado em Química (PPGQ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por incentivo da grande amiga de graduação e doutoranda no PPGQ/UFRN, Edjane Buriti, iniciei a busca por orientação. Por indicação de Edjane, conheci o Laboratório de Catálise e Petroquímica (LCP/UFRN) coordenado pelo docente e pesquisador Dr. Antônio Souza de Araújo, que prontamente me aceitou como orientando. Na ocasião, relatei o interesse em pesquisar sobre biocombustíveis, pois já tinha experiência em trabalhar com óleos vegetais refinados, e devido a significativa quantidade de alunos investigando esta área no LPC, o prof. Antônio me sugeriu trabalhar com catálise. Neste momento, com certa insegurança por não conhecer nada da área, aceitei o desafio e na semana seguinte tinha que propor o tema para meu trabalho de mestrado.

Deste ponto em diante, a minha trajetória profissional se assemelha a uma síntese de zeólita. Do mesmo modo que iniciamos com uma busca no banco de dados da International Zeolite Association (IZA), fiz a minha pesquisa inicial, abordando a temática de síntese das zeólitas ZSM-12 e ZSM-5 para conversão de gasóleo de vácuo por reações de craqueamento, que logo em reunião com prof. Antônio foi bem vista e acatada. Em sequência, as atividades do mestrado se desenvolveram conforme o controle das variáveis para obtenção do gel de síntese, algumas fáceis de controlar, outras mais laboriosas. E em paralelo, a convivência com o grupo de pesquisa do LPC se aprofundava, proporcionando uma colaboração para escrita de um artigo científico com Anne Gabriella sobre o estudo cinético do biodiesel do óleo de girassol, que por fim rendeu uma publicação internacional e um namoro, alcançando 100% de rendimento conforme o próprio prof. Antônio alegremente comentava. Passados 2 anos sob a orientação do prof. Antônio, em 2011 eu conclui o mestrado e fui aprovado no doutorado do PPGQ/UFRN, de forma semelhante ao término de uma síntese e sua caracterização por raios-X, comprovando única fase zeolítica bem cristalina. Em continuidade com a orientação de prof. Antônio, sigo com a temática de síntese de zeólitas aplicadas em reações de craqueamento, porém trazendo a inovação de trabalhar com zeólitas de porosidade hierarquizadas. De modo equivalente às determinações das propriedades texturais das zeólitas, eu conheci a professora e pesquisadora Dra. Sibele Pergher, que sempre tornou acessível seus conhecimentos, desde os macroporos até o microporos, para contribuir e colaborar com a minha formação.
Desde o ingresso no mestrado, as participações nos encontros regionais, escolas e congressos nacionais de catálise promovidos pela SBCat oportunizaram o fortalecimento do meu conhecimento na área, permitiram a proximidade com reconhecidos pesquisadores no Brasil (dentre eles o Dr. Dilson Cardoso e Dr. Yiu Lau Lam), e revelaram a amizade e descontração entre os sócios da SBCat nas festas e jantares de encerramento. Como a detecção da composição química de uma zeólita e definição de sua razão molar Si/Al, eu percebi que esta área de atuação integralizava os meus desejos acadêmicos.

E no segundo ano do doutorado, eis que surge a oportunidade de um período sanduíche de 12 meses (PDSE), acordado com o prof. Antônio que seria na Universidad Rey Juan Carlos (Espanha) sob coorientação do Dr. David Serrano. Desbravando a primeira viagem internacional e o primeiro contato com os pesquisadores (David Serrano, Ángel Peral e Maria Linares) fui bem acolhido e recebido. Dedicado e empenhado durante os 12 meses de estágio alcancei resultados promissores para minha tese, e ao retornar para o Brasil, no final de 2013 defendo a minha tese intitulada “síntese e caracterização de zeólita Beta Hierarquizada e materiais híbridos micro-mesoporosos aplicados no craqueamento de PEAD” em 3 anos de doutorado. Em consonância com a árdua tarefa de determinar e quantificar os tipos e sítios ácidos de uma zeólita, se consolidar como docente e pesquisador no Brasil requer superar um grande obstáculo.

Por eventualidade, ainda em 2013, uma bolsa de pós-doutorado (PNPD/CAPES) surgiu na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/Mossoró-RN), e fui aprovado para desenvolver o projeto de pesquisa intitulado “Desenvolvimento de catalisadores aluminosilicatos microporosos e mesoporosos para aplicações ambientais” sob mentoria do prof. Dr. Luiz Di Souza, coordenador do Laboratório de Catálise, Ambiente e Materiais (LACAM/UERN). No decorrer dos anos, me sinto bem acolhido por compartilhar as atividades acadêmicas ao lado de Anne Gabriella (atualmente companheira), Luiz Di Souza (eterno amigo, profissional e ser humano brilhante – in memorian) e demais docentes de Departamento de Química e Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais (PPGCN/UERN). E de forma similar à comprovação que a zeólita sintetizada demonstra eficiente atividade catalítica na reação modelo, no final de 2016 fui aprovado no concurso como professor do Departamento de Química (DQ/UERN).
No início de 2017, já sendo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais, tenho a primeira aluna de mestrado com a dissertação concluída, continuo o desenvolvimento de pesquisas na área de Catálise, contribuindo com os grupos de pesquisa em Nanomateriais e Tecnologia Ambiental na UERN, e colaboro com as parcerias e fortes relações profissionais conquistadas nessa curta trajetória. Mesmo diante de algumas adversidades, sempre desempenhei com muito esforço, dedicação e paixão as minhas atividades docentes e como pesquisador nos cursos de Licenciatura em Química e Mestrado em Ciências Naturais.

Como uma zeólita bem sintetizada, amplamente caracterizada e pronta para diversas aplicações, me sinto preparado para amadurecer minha experiência profissional em ensino e pesquisa, principalmente nas áreas de síntese de materiais catalíticos e adsorventes, tecnologias químicas aplicadas a processos ambientais, e síntese e caracterização de biocombustíveis. E por fim, eu gostaria de expressar a minha imensa gratidão à SBCat por possibilitar a conectividade entre pesquisadores nacionais e internacionais, ampliar a disseminação do conhecimento em catálise motivando graduandos e pós-graduandos, e incentivar relações profissionais que se convertem em afetuosas relações pessoais.

Topo