Roberto foi um entusiasta da catálise no país, tendo participado ativamente da criação da Sociedade e sido seu Presidente por dois mandatos consecutivos além de ter sido o responsável de diversas edições de CBCat, nas quais exercia com êxito suas capacidades em congregar os membros de nossa Sociedade. Porém, acima de tudo, Roberto foi um dos principais cientistas em catálise no Brasil ao seu tempo, tendo sido pioneiro no uso de líquidos iônicos, assim como contribuído para a formação de um núcleo de catálise no sul do país, sobretudo com foco na catálise homogênea voltada para processos de oligomerização e polimerização e tendo orientado suas ultimas linhas de pesquisa na geração de energias alternativas e na área da química verde.

Roberto se destacou pela liderança e inovação na pesquisa, sabendo encontrar interfaces eficientes com parceiros industriais, tendo publicado inúmeros artigos em revistas de alto impacto, orientado diversos alunos de pós-graduação, muitos dos quais seguem seu legado científico na área, além de ter atuação destacada na área administrativa, como Diretor do Instituto de Química da UFRGS, coordenador de numerosas comissões da UFRGS e presidente da SBCat, entre outras atividades. Um prêmio com o seu nome é uma justa homenagem que a SBCat faz ao cientista brilhante, que prematuramente nos deixou e que tem um grande legado para ser conhecido pelas gerações futuras.

O fundamento do prêmio é o de reconhecer a excelência na pesquisa e formação de recursos humanos em catálise no Brasil, nos últimos 10 anos, por qualquer um dos membros da SBCat. O objetivo é premiar um indivíduo pela excelência de seus trabalhos no entendimento da catálise e no desenvolvimento de novos catalisadores e processos catalíticos, abrangendo a catálise homogênea, catálise heterogênea, biocatálise, eletrocatálise, fotocatálise, preparação, caracterização ou avaliação de catalisadores, modelagem de catalisadores, de reatores ou de processos catalíticos, entre outros aspectos. Também deverá ser considerada a excelência na formação de recursos humanos, atestada pela orientação de teses de doutorado e dissertações de mestrado.

A Diretoria da SBCat (Biênio 2017-2019) nomeou uma comissão composta pelos Professores Michèle Oberson de Souza (UFRGS), Roger Fréty e Martin Schmal para selecionar os potenciais candidato ao prêmio e fazer a sua indicação. Após um período de análise e discussão, a Comissão indicou os nomes do Professor Dr. Dilson Cardoso e Dr. Yiu Lau Lam que receberão o prêmio durante o 20o CBCat, quando também ambos proferirão uma palestra plenária.

Assim, é com imenso prazer e satisfação que a Diretoria da SBCat (Biênio 2017-2019) parabeniza o Professor Dilson Cardoso e o Dr. Dr. Yiu Lau Lam por mais essa conquista.

Clique AQUI para ter acesso à integra do relatório da Comissão de Seleção do Prêmio Roberto Fernando de Souza de Excelência em Catálise.

Topo