4Ercat Fotos 0005 SILHUETALaboratório Nacional de Luz Síncrontron
São Paulo, Brasil

QUATI: a beamline for operando studies

QUATI is a quick XAS (Q-XAS) beamline of the LNLS/CNPEM* especially suited for studying dynamicchanges in chemical speciation in situ. A number of measurements including XAS (XANES orEXAFS), X-ray emission spectroscopy (XES), XRD, and Raman spectroscopy can be acquiredfrom close the same sample area, often simultaneously. The X-ray energy range of QUATI is 3.5 - 35keV, which covers K-edges of elements between potassium and iodine on the periodictable, as well as L and M edges of other elements. Samples can be heated, exposed to variousgaseous under pressure up to 100 bars or in aqueous reactants, or subjected to an electrical potential to study chemical changes induced by controlled treatments. As an example of the unique capabilities of this beamline, a single XAS spectrum can be collected in as short as 50-500 ms, depending on the energy range,by rapidly rotating the monochromator while collecting fluorescence or transmission signals withhighly sensitive detectors. Continuous, rapid energy scanning of a sample under an imposed treatment produces a series of XAS spectra, with spectral changes across scans corresponding to changes in chemical speciation. The main idea of this talk is to give an overview of the experimental possibilities of this beamline for catalysis studies.

*Brazilian Synchrotron Light Laboratory (LNLS), Brazilian Center forResearch in Energy and Materials(CNPEM), CEP 13083-970, Campinas (SP), Brazil. 

Sobre o palestrante

Graduado em Física (B.S.) da Universidade Nacional de La Plata-Argentina (2003), doutorado em Física pela mesma Universidade (2009). Projetos de pesquisa na área de nanociências e catálise heterogênea. Pós-doutorado no European Synchrotron Radiation Facility (ESRF) até final de 2011, participando em projetos científicos em colaboração com diferentes grupos e na instalação de infra-estrutura para realização de experimentos in situ em linhas de luz de absorção de raios-X e difração. Desde o início de 2012 integra a equipe do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), fazendo sua pesquisa e colaborações com diferentes grupos e coordenando o projeto da linha QUATI no Sirius. Principais áreas de interesse: espectroscopia de raios-X, armazenamento de hidrogênio, catálise e instrumentação científica.

Lattes

10 02 sbcat vaniav2Departamento de Química – ICEX/UFMG
Minas Gerais, Brasil

Hidrodesoxigenação de Óleos e Gorduras para Produção de Biocombustíveis Drop-in

A busca incessante por tecnologias que levam a uma máxima descarbonização do planeta tem apontado os biocombustíveis como a melhor alternativa de curto e médio prazo para os setores automotivos, de aviação e mais recentemente, marítimo. Um dos maiores desafios tecnológicos desta área é a produção de biocombustíveis não oxigenados (drop-in) como o diesel verde e o bioquerosene de aviação, similares aos fósseis. Para produzi-los, a hidrodesoxigenação de óleos vegetais é a rota mais difundida e tem como desafio utilizar matérias-primas e processos de baixo custo. Estudos com óleos de soja, palma, óleo residual, óleo de macaúba , além de gordura animal têm sido realizados no LEC- Laboratório de Ensaios de Combustíveis da UFMG utilizando catalisadores como zeólitas, fosfato e óxido de nióbio, Pd/C , Co/C, dentre outros, com conversões elevadas. Alguns destes catalisadores permitem que reações de desoxigenação, craqueamento e isomerização ocorram simultaneamente, em baixas pressões de H2 ( 10-40 bar). Estudos de desoxigenação em atmosfera de N2 também mostram viabilidade com estes catalisadores, indicando potencialidade para aplicações industriais

Sobre o palestrante

Possui graduação em Engenharia Química e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais.Trabalhou por 10 anos no Centro de Pesquisas da ACESITA e atualmente é professora da Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolveu vários processos em escala piloto e produtos a partir do alcatrão de Eucalyptus como resinas, espumas, elastômeros, compósitos reforçados com fibras vegetais e fibras de carbono . Tem atuado na síntese de materiais nanoestruturados a partir de redução carbotérmica assitida por co-pirólise de biomassa. Desenvolve pesquisas na área de combustíveis objetivando novas metodologias para detecção de adulteração de gasolinas, quantificação de biodiesel e para avaliação da estabilidade, com testes de anti-oxidantes naturais. Tem desenvolvido também novos processos de produção de biodiesel e bioquerosene via rota supercrítica e catálise heterogênea, incluindo a síntese de catalisadores nanoestruturados. Coordena os Laboratórios de Produtos de Biomassa e o de Ensaios de Combustíveis da UFMG.Tem realizado trabalhos de consultorias para empresas brasileiras e órgâos internacionais como a CEPAL(Comissão Econômica para os Países da América Latina) da UNESCO e a Agência de Cooperação Técnica Alemã-GTZ para o México, com ênfase na regulação de bioetanol.

Lattes

Topo