Herramientas de Accesibilidad
Nasci em Ponta Grossa, cidade próxima de Curitiba, no Paraná. Filho de um bancário e uma dona de casa, eu e meus dois irmãos mudávamos de cidade a cada dois anos. Maringá, também no Paraná, foi a cidade onde morei por mais tempo e onde comecei a cursar Engenharia Química na Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 1995. No segundo ano do curso, fui apresentado ao mundo da Catálise Heterogênea pela professora Nádia Machado. Roberta Domingues e eu formamos uma dupla dinâmica de bolsistas de Iniciação Científica, para o desenvolvimento de catalisadores aplicados à conversão de etanol em combustíveis e hidrogênio.
Em 2000, minha jornada continuou com o mestrado em Engenharia Química, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Junto com o pesquisador Leandro Martins, desenvolvemos catalisadores zeolíticos para a conversão de NOx, sob a orientação do professor Ernesto Urquieta-González. Tirei férias da Catálise em 2003, quando o professor Lúcio Cardoso Filho me apresentou ao seu colega Sandro da Rocha.
A nova jornada era na área de Colóides e Interfaces, desenvolvendo moléculas carregadoras de medicamentos para bombinhas de asma, com foco no tratamento de câncer e diabetes. Foram cinco anos de doutorado na Wayne State University (WSU) em Detroit, MI, nos Estados Unidos. Entretanto, o amor pela Catálise falou mais alto, e, como pós-doutor na Brigham Young University (BYU) em Provo, UT, nos Estados Unidos, sob a orientação dos professores William Hecker e Calvin Bartholomew, desenvolvemos catalisadores para a reação de Fischer-Tropsch até 2010.
Chegou a hora de voltar ao Brasil e à família como pesquisador no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), com o apoio da minha amiga Sania Maria de Lima. Junto com Fábio Bellot, desenvolvemos catalisadores para a oxidação parcial do metano com a Petrobras em 2010. No entanto, no mesmo ano, me tornei pesquisador da petroquímica Braskem S/A, no departamento de Catálise, na área de Inovação e Tecnologia e, de mala e cuia, troquei um Rio pelo outro. Desde então, contribuí para o desenvolvimento de catalisadores e processos para a conversão de álcoois e a conversão de CO2 em produtos químicos e, atualmente, contribuo para reciclagem química de plásticos.
Sou profundamente grato a minha família, amigos, colegas, professores, orientadores e líderes, por tornarem essa jornada tão enriquecedora, alegre e gratificante. Permaneço motivado a enfrentar novos desafios e a contribuir para um futuro mais sustentável por meio da Catálise.
A Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat) informa que estão abertas as inscrições das chapas para concorrer nas eleições da nova diretoria da SBCat biênio 2026-2027.
Conforme o Art. 11 do Regimento da SBCat, as chapas devem apresentar os nomes dos candidatos aos seguintes cargos: Presidente, Vice-Presidente, Diretor Secretário e Diretor Tesoureiro .
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo candidato à Presidência, por meio do envio da proposta de chapa para o e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., com cópias para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. e Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..
Inscrições de Chapas: Até 11/08/2025
Votação Via Internet: De 01/09/2025 a 23/09/2025
A SBCat convida todos os associados a participarem ativamente desse processo democrático que definirá os rumos da sociedade nos próximos anos.
Calendário de Eleições |
|
Atividade |
Prazo |
1 - INSCRIÇÕES DE CHAPAS | Até 11/08/2025 |
2 - HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS | Até 15/08/2025 |
3 - DIVULGAÇÃO DAS CHAPAS (Portal da SBCat e RBCat)) | A partir de 18/08/2025 |
4 - VOTAÇÃO VIA INTERNET (página da SBCat) | De 01/09/2025 até 23h59 de 23/09/2025 |
5 - APURAÇÃO DOS VOTOS | 24/09/2025 das 16h - 17h |
6 - APRESENTAÇÃO DA NOVA DIRETORIA | 24/09/2025 durante a Assembleia Geral da SBCat (19h) |
Prêmio “Tese de Doutorado em Catálise 2025”
A Diretoria da SBCat tem o prazer de anunciar o Dr. Iago William Zapelini como vencedor do Prêmio “Tese de Doutorado em Catálise 2025”.
O prêmio é uma iniciativa bienal da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat) com patrocínio da EVONIK. O objetivo é reconhecer e incentivar recém-doutores cujos trabalhos tenham contribuído significativamente para o desenvolvimento da catálise no Brasil.
O Dr. Iago William Zapelini graduou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos em 2017, ano em que ingressou no PPgEQ-UFScar, desenvolvendo pesquisa na área de catálise usando silicatos básicos de alta acessibilidade para transesterificação. Foi orientado pelo professor Dr. Dilson Cardoso no LabCat, com dissertação defendida em 2019. No mesmo ano iniciou seus estudos de doutorado no mesmo grupo, ainda orientado pelo professor Dilson. Sua tese teve como objetivo explorar os intermediários que se formam durante a cristalização de zeólitas LTA e MFI, encontrando materiais que contém sítios catalíticos altamente acessíveis para reações de condensação e desacetalização. No ano de 2022 realizou doutorado sanduíche no Laboratoire Catalyse et Spectrochimie, na França, sob orientação da Dra. Svetlana Mintova, aprofundando os estudos sobre a caracterização e uso de silanóis em zeólitas. Após a defesa da tese, em 2023, realizou pós-doutorado no GPCat do Instituto de Química da Unesp de Araraquara, sob supervisão do Prof. Dr. Leandro Martins, em um projeto relacionado à conversão catalítica do etanol em hidrocarbonetos. Todos esses estudos foram financiados pela FAPESP. Desde julho de 2024 é docente permanente do Departamento de Engenharia da Faculdade de Engenharia e Ciências da Unesp de Rosana, onde desenvolve pesquisas sobre aplicação de sólidos porosos em catálise e adsorção.
O Prof. Iago apresentará uma keynote durante o 23º CBCat que acontecerá, entre os dias 21 e 26/09 em Natal, RN.
A Comissão Avaliadora do prêmio foi composta por:
Gustavo Castro - EVONIK
Luis Pontes - Regional 1
José Gregório - Regional 4
A Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat) informa que estão abertas as inscrições de chapas para concorrer às eleições das novas Coordenações dos Grupos das Regionais 1, 2, 3 e 4, referentes ao biênio 2026-2027.
Conforme o Art. 33 do Regimento da SBCat , a composição dos Grupos Regionais está organizada da seguinte forma:
Grupo Regional 1: Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Grupo Regional 2: Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais (exceto Triângulo Mineiro e Sul de Minas).
Grupo Regional 3: Estados de São Paulo, Paraná, Triângulo Mineiro e Sul de Minas Gerais.
Grupo Regional 4: Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
De acordo com o Art. 35 do Regimento da SBCat, as chapas devem apresentar os nomes dos candidatos aos seguintes cargos: Coordenador, Vice-Coordenador, Secretário e Tesoureiro.
As inscrições devem ser realizadas pelo candidato ao cargo de Coordenador por meio do envio da proposta de chapa para o e-mail Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., com cópias para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. e Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..
Inscrições de Chapas: Até 11/08/2025
Votação Via Internet: De 01/09/2025 a 23/09/2025
A SBCat reforça a importância da participação ativa de seus membros regionais na construção coletiva da comunidade catalítica nacional.
Calendário de Eleições |
|
Atividade |
Prazo |
1 - INSCRIÇÕES DE CHAPAS | Até 11/08/2025 |
2 - HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS | Até 15/08/2025 |
3 - DIVULGAÇÃO DAS CHAPAS (Portal da SBCat e RBCat) | A partir de 18/08/2025 |
4 - VOTAÇÃO VIA INTERNET (página da SBCat) | De 01/09/2025 até 23h59 de 23/09/2025 |
5 - APURAÇÃO DOS VOTOS | 24/09/2025 das 16h - 17h |
7 - APRESENTAÇÃO DA NOVA COORDENAÇÃO DO GRUPO DA REGIONAL 1 | 24/09/2025 durante a Assembleia Geral da SBCat (19h) |
Prêmio Pesquisador em Catálise 2025
A Diretoria da SBCat tem o prazer de anunciar o Professor Christian Wittee Lopes (Departamento de Química/UFPR) como vencedor do prêmio "Pesquisador em Catálise 2025".
O prêmio contempla o pesquisador com até 40 anos de idade e que apresentou, nos últimos dois anos, uma das melhores contribuições para o desenvolvimento da catálise no nosso país e divulgação do Brasil no cenário internacional.
O Professor Christian Wittee Lopes graduou-se em Química Industrial em 2012 na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI. Obteve o título de Mestre em Química em 2014 pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. Neste período, orientado pelos professores Sibele Berenice Castellã Pergher e Marcelo Luis Mignoni, estudou a Síntese de zeólitas tipo TON utilizando um sal de imidazólio como agente direcionador de estrutura. Obteve o título de Doutorado em Química Sustentável pela Universitat Politècnica de València, UPV, Espanha em 2018, sob orientação do Dr. Fernando Rey e coorientação do Prof. Giovanni Agostini, estudando a caracterização de espécies metálicas sobre materiais porosos por espectroscopia por absorção de raios-X in situ. Realizou pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) de 2019 a 2023, iniciando pesquisas com MOFs voltados à oligomerização de olefinas e dando continuidade à investigação da síntese de zeólitas com OSDAs, coorientando duas alunas de mestrado do PPGQ/UFRGS em parceria com a Profa. Katia Bernardo Gusmão. No ano de 2023, foi contratado como professor do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, onde coordena, com a Profa. Francine Bertella, o Laboratório de Catálise e Caracterização de Materiais (LC2M) e desenvolve projetos de pesquisa voltados para a sínese e modificação de materiais porosos, principalmente zeólitas, e caracterização avançada de catalisadores por XAS. Desde 2011, já publicou 40 artigos indexados em diversas revistas nacionais e internacionais, um livro, um capítulo de livro e depositou 4 patentes.
O Prof. Christian apresentará uma keynote durante o 23º CBCAT que acontecerá, entre os dias 21 e 26/09 em Natal, RN.
A Comissão Avaliadora do prêmio foi composta por:
Professor Adonay Rodrigues Loiola – UFC – Regional 1
Professor Fábio Souza Toniolo – UFRJ – Regional 2
Professora Janaina Fernandes Gomes – UFSCAR – Regional 3
Professor Marcelo Priebe Gil – UFRGS – Regional 4