Herramientas de Accesibilidad

29 12 Regional 1 Quem somos Adriana Perpetua NoticiaGostaria de agradecer à SBCat pela oportunidade de contar um pouco da minha história. Eu já li vários relatos de pessoas que admiro nesta seção, que considero de grande relevância, e não imaginei que um deles poderia ser o meu. 

Eu nasci em São Paulo/SP, porém, após a morte da minha mãe, quando eu ainda era criança, vim morar no estado do Rio Grande do Norte com a minha avó materna, na cidade de Macau. Eu sempre estudei em instituições públicas. Mas vamos catalisar para a parte na qual fui apresentada à Química. 

Em 2010, entrei no curso técnico de nível médio integrado em Química no IFRN – Campus Macau. Fui apresentada à Química, área que escolhi seguir, pois me apaixonei ao longo do curso. Pela primeira vez, tive acesso a uma educação de excelência. Concluí o curso no período regular de quatro anos e, devido à minha dedicação, recebi o certificado de distinção acadêmica Magna cum laude. 

Iniciei meus estudos na UFRN em 2014, em Natal/RN, no curso de Química Licenciatura. Já sabendo da existência do programa de Iniciação Científica, assim que entrei na universidade, ainda no primeiro semestre de 2014, perguntei ao professor Tiago Pinheiro Braga se ele tinha algum projeto e demonstrei interesse em participar. Alguns meses depois, ele me convidou para ser sua primeira aluna de Iniciação Científica no LABPEMOL, onde fui muito bem acolhida também pela professora Sibele Pergher. No LABPEMOL fui apresentada à catálise e participei do meu primeiro ENCAT em 2014, em Recife/PE. Além da Iniciação Científica, também fui aluna do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e professora de Química no projeto de extensão — cursinho do DCE da UFRN. Estes dois últimos me fizeram crescer muito enquanto profissional docente.

Concluí o curso no período regular de quatro anos e, devido à minha dedicação, recebi novamente o certificado de distinção acadêmica Magna cum laude, como forma de reconhecimento ao alto desempenho durante o curso de Química Licenciatura. Achei muito importante ser eu, uma mulher negra, a receber essa homenagem em uma ciência que, por muitos anos, teve predominância masculina.

Em 2018, já no mestrado, iniciei os estudos com esferas híbridas de ferro e cobalto. Em fevereiro de 2020, defendi minha dissertação intitulada “Síntese da liga de Fe-Co pelo método de esferas híbridas utilizando carboximetilcelulose como direcionador e sua aplicação em catálise”. Também em 2018 fui professora substituta de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) no Campus Centro Histórico. Foi uma experiência incrível, pois pude retornar à instituição que primeiro me formou como química e pude contribuir e aprender muito. Lecionei na instituição até 2019. 

Em fevereiro de 2020, iniciei o doutorado em Química no Programa de Pós-Graduação em Química da UFRN, desenvolvido no LABPEMOL, novamente sob orientação do professor Dr. Tiago Pinheiro Braga. A situação de pandemia dificultou bastante as pesquisas de bancada, mas consegui concluir as disciplinas e a docência assistida. No mesmo período, passei em um concurso como professora de Ciências no município de Parazinho/RN. Assim, realizei todo o doutorado também trabalhando. Em 2024, defendi minha tese intitulada “Síntese de nanotubos de carbono a partir da conversão catalítica do etilbenzeno sob óxidos de SrFe12O19/SiO₂: aplicação na fotodegradação do corante industrial remazol vermelho”. Gostaria de adicionar que consegui apresentar a primeira parte do meu trabalho de doutorado no CBCat 2023 após receber o Prêmio Victor Teixeira da SBCat. 

Em 2025, iniciei como pesquisadora no projeto “Avaliação catalítica de componentes de catalisadores de FCC com sistema de poros hierarquizados”, sob a coordenação da professora Sibele Pergher no LABPEMOL. É uma honra trabalhar com a professora Sibele. Também em 2025, fiz parte da equipe de apoio do 23° CBCat, onde fundamos o núcleo SBCat Jovem, do qual me tornei coordenadora. 

A catálise se tornou muito mais que uma área da ciência para mim. Ela diminuiu a energia de ativação, encurtando o caminho reacional para que eu alcance meus sonhos. Acredito que ainda tenho muito a aprender e a contribuir. Espero que a catálise e a SBCat continuem me acompanhando.

Topo