SBCat Conheça os Professores NoticiaConheça os Vencedores do Prêmio Pesquisador em Catálise 2023

Prêmio Pesquisador em Catálise 2023
A Diretoria da SBCat tem o prazer de anunciar os Professores Fabio Souza Toniolo (COPPE/UFRJ) e Tiago Pinheiro Braga (IQ/UFRN) como vencedores do prêmio "Pesquisador em Catálise 2023”.

O prêmio contempla o pesquisador com até 40 anos de idade e que apresentou, nos últimos dois anos, uma das melhores contribuições para o desenvolvimento da catálise no nosso país e divulgação do Brasil no cenário internacional.

O Prof. Fabio é graduado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e Doutor em Ciências em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (2010), com pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley/EUA (2013/14). É Professor Associado do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ e atua na área de Cinética e Catálise, desenvolvendo atividades científicas no NUCAT - Núcleo de Catálise da COPPE/UFRJ. Tem experiência na síntese, caracterização e aplicação de catalisadores heterogêneos em processos relevantes para a indústria e a academia, com particular interesse nas reações da (i) química do C1 e valorização do CH4, CO e CO2, (ii) síntese de Fischer-Tropsch, e (iii) alcoolquímica e valorização de biomassa, buscando complementar aspectos experimentais e teóricos, fundamentais e aplicados em Catálise e Engenharia Química. É Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ.

O Prof. Tiago é graduado em Química Industrial (2006), mestre em química inorgânica (2009) e doutorado em química (2012) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou doutorado sanduíche no Institut de Recherche sur La Catalyse et Lenvironemment-IRCE em Lyon na França (2010-2011). Pós-doutorado no laboratório de raios X da Universidade Federal do Ceará (2013). Atualmente é professor adjunto no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e membro do Laboratório de Peneiras Moleculares-LABPEMOL. Orienta alunos de graduação (iniciação cientifica) e pós-graduação (mestrado e doutorado) junto ao Programa de Pós-Graduação em Química da UFRN. Tem experiência na área de química, com ênfase em físico-química. As pesquisas realizadas se enquadram nos seguintes temas: catálise heterogênea, superfícies ácidas-básicas-redox, síntese e caracterização de óxidos metálicos e ligas magnéticas, sólidos porosos, nanopartículas, valorização do glicerol e etanol, desidrogenação oxidativa de hidrocarbonetos, fixação do CO2, fotocatálise.
Os Profs. Fabio e Tiago apresentarão Keynotes durante o 22º CBCat que acontecerá, entre os dias 25 e 29/09 em bento Gonçalves, RS.

A comissão avaliadora do prêmio foi composta por:
Professor Luiz Antonio Magalhães Pontes – UFBA (Regional 1)
Professor Alexandre Gaspar - INT (Regional 2)
Professor Daniela Zanchet – UFScar (Regional 3)
Professor José Ribeiro Gregório – UFRGS (Regional 4)

Topo