04 12 SBCAT Falecimento SidneiJoaquim NotíciaPrezados amigos catalíticos,

É com profunda tristeza que a Sociedade Brasileira de Catálise comunica o falecimento do químico Sidnei Joaquim, ocorrido dia 03 de dezembro de 2020, por complicações decorrentes da contaminação por Covid-19.
Sidnei nasceu em São Paulo em 18 de junho de 1963 e se graduou em química pela Faculdade de Ciências e Letras Oswaldo Cruz em 1985. Nesse mesmo ano ingressou como técnico administrativo da UFRJ, onde atuava até o momento, vindo do IPT/SP. Sidnei se destacou pela implementação de infraestrutura laboratorial para caracterização de catalisadores. A catálise brasileira muito deve a seu trabalho, inteligência, empenho e criatividade. Há equipamentos construídos por ele em todos os laboratórios de universidades brasileiras.
A Sociedade Brasileira de Catálise se solidariza com toda a sua família e amigos e se despede com um texto da Dra. Neuman Solange que soube, em poucas palavras, mostrar a importância do Sidnei não só para o NUCAT como para toda a comunidade catalitica brasileira.

Um companheiro de mais de 3 décadas nos deixa. Chegou no NUCAT quase um menino, recém-formado, cheio de habilidades, disposição e curiosidade. Um químico/mecânico/eletrônico. De vocação era um construtor! Adorava um desafio. E mais que isso, se sentia estimulado pelo novo e pelo desconhecido. Esteve sempre presente na construção e no desenvolvimento de sonhos, individuais e coletivos, traduzidos em equipamentos e soluções. Difícil imaginar nosso dia-a-dia sem ele.

Dra. Neuman Solange
NUCAT-PEQ-COPPE- UFRJ

Diretoria da SBCat
Sibele, Kátia, Cristiane e Dora.

Topo