15 06 SBCAT 2020 noticia ressonancia

Palestra: Caracterização de catalisadores por ressonância magnética nuclear (RMN) no estado sólido

Palestrante: Dra. Sonia M. Cabral de Menezes - Sonia M. Cabral de Menezes se graduou em Engenharia Química pela EQ/UFRJ em 1974 e obteve seu MSc e PhD em Química Orgânica pelo IQ/UFRJ em 1978 e 2003 respectivamente. É Consultora Sênior em Química Analítica com especialidade em Ressonância Magnética Nuclear aplicada à Indústria de Óleo e Gás da Gerência de Química do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da PETROBRAS (CENPES) onde atua desde 1975. É um dos doze membros fundadores (1987) além de Presidente por doze anos e ainda atuante junto a Associação de Usuários de RMN (AUREMN). Desde 2016 atua na Diretoria e no Comitê Científico do PANIC: Practical Applications of NMR in Industry Conference.

Data: de 15 a 17/07/2020

Ementa

Dia 15/07/2020 - Teoria da RMN no estado sólido

Fundamentos da RMN; Fundamentos da RMN de sólidos: Hamiltonianos de Zeeman, Spin-Spin e Deslocamento Químico. Formas de sinal nos espectros estáticos de núcleos com spin igual a ½. Definição dos parâmetros anisotropia e assimetria. Hamiltoniano dipolar. Técnicas de estreitamento dos sinais em sólidos de núcleos com spin ½: posicionamento da amostra em torno do ângulo mágico, rotação a velocidades da ordem de kHz, desacoplamento de alta potência. Sequências de pulso com polarização cruzada. Exemplos. Hamiltoniano quadrupolar de primeira e de segunda ordem. Técnicas para obtenção de parâmetros espectrais de núcleos com spin > ½: DOR, DAS, MQMAS, etc.. Outras sequências de pulsos interessantes. Exemplos. Instrumentação: sondas e rotores. Técnicas de preparação de amostras. Otimização de parâmetros espectrais.

Dia 16/07/2020 - Aplicações da técnica de RMN no estado sólido à catalisadores e peneiras moleculares (Núcleos de 29Si e 27 Al)

Exemplos de aplicações da técnica de RMN no estado sólido observando os núcleos de 29Si e 27Al (em sua maioria) para: acompanhamento de síntese, preparo, ativação, tratamento e modificações de zeólitas e peneiras moleculares.

Dia 17/07/2020- Aplicações da técnica de RMN no estado sólido à catalisadores e peneiras moleculares

Exemplos de aplicação da técnica de RMN no estado sólido através da observação de outros núcleos: 31P, 1H, 13C, 23Na, 51V, 95Mo, 129Xe, etc..

Público alvo: Curso teórico destinado a estudantes de pós- graduação (mestrado e doutorado) e pesquisadores da área de catálise e materiais.
Carga horária total: 9h

Taxa: a taxa de inscrição será feita através de doação para a ação da cidadania. Confira AQUI. Para os sócios, com anuidade em dia, o valor é de R$20,00 e para não sócios R$50,00. A pré-inscrição não exige qualquer comprovação ou pagamento de taxa

Pré-inscrições: a pré-inscrição (que não exige o pagamento da taxa) deve ser feita de 13/06 a 24/06/2020 através do envio do Formulário de Pré-Inscrição preenchido para o email: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo..

Inscrições: a inscrição dos candidatos selecionados será iniciada após a divulgação de seus nomes na página da SBCat em 26/06/2020. Para efetivar a inscrição, o comprovante de doação, devidamente digitalizado, deverá ser enviado para o email Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. até 08/07/2020 com a Identificação: Inscrição Minicurso de RMN. Caso o comprovante de pagamento não seja enviado dentro do prazo indicado, o candidato selecionado será desclassificado e substituído por outro, seguindo a ordem estabelecida na análise das pré-inscrições.

Critérios de seleção: O curso é destinado, preferencialmente, a sócios da SBCat com anuidade 2020 paga. Caso o número de pré-inscrições ultrapasse o número de vagas disponíveis, os candidatos serão selecionados buscando contemplar o maior número de instituições e orientadores (no caso dos alunos de pós-graduação).

Certificado de participação: será emitido pela 2ª Regional da Sociedade Brasileira de Catálise um Certificado de Participação aos inscritos com presença em pelo menos 2 dias inteiros das aulas ministradas.

MAIORES INFORMAÇÕES: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo., Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Topo