01 02 SBCAT Publicacao Noticia2

Sobre o curso

  • Data: de 25 a 26/02/2021
    Horário: 9h às 12h e 13h às 16h
    Professor: Dr. Santiago J. A. Figueiroa

Público-alvo: Curso teórico destinado a estudantes de pós- graduação (mestrado e doutorado) e pesquisadores da área de catálise e materiais.
Carga horária total: 12 h
Taxa: para os sócios, com anuidade em dia, o valor é de R$20,00 e para não sócios R$50,00. Confira AQUI.
Inscrições: a inscrição deve ser feita até 20/02/2021 através do preenchimento do formulário online que está disponível AQUI.

Certificado de participação: será emitido pela Sociedade Brasileira de Catálise um Certificado de Participação aos inscritos com presença em pelo menos 75 % das aulas ministradas.

Ementa:

  • Introdução a técnica de XES e técnicas correlatas (XRS, RIXS, RXES)
  • Tipos de Espectrômetros
  • Medidas XES na linha QUATI
  • Casos científicos relativos a catalise
  • Analise de dados

Sobre o professor

O Dr. Santiago J. A. Figueiroa é pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), que faz parte do Centro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), localizado em Campinas-SP. O Dr. Figueroa é responsável pela estação experimental (ou linha de luz) denominada de Quati no Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira. Na Quati serão realizadores experimentos com as técnicas de Absorção de raios X (XAS) e Emissão de raios X (XES). O pesquisador é especialista nestas técnicas e desenvolve pesquisa na área de materiais funcionais, com ênfase na caracterização da ordem local de catalisadores e eletro catalisadores. Além de sua experiência nos fundamentos teóricos de XAS e XES, aquisição e tratamento de dados, o Dr. Santiago Figueroa também desenvolve instrumentação para possibilitar experimentos em condições in situ e operando de catálise e eletro catálise para a Linha Quati do Sirius. 

Topo