24 05 silhuetamasculinaPossui graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (2006), Mestrado (2011) e Doutorado (2013) em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professor permanente e Coordenador do Programa de Pós-graduação (stricto sensu) em Ciências Naturais. Coordenador do Laboratório de Catálise, Ambiente e Materiais (LACAM), atuando nas linhas de pesquisa: 1) síntese e caracterização de sólidos nanoporosos (catalisadores ou adsorventes) com ênfase em zeólitas, argilas e materiais mesoporosos; 2) Síntese de biocombustíveis; 3) Conversão química de poliolefinas para obtenção de combustíveis; 4) Catálise heterogênea e cinética química aplicada a indústria de petróleo e petroquímica.

Lattes

24 05 silhueta femininaProfessora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Departamento de Físico-Química), atualmente Professora convidada do Instituto de Química da UFRGS e Pesquisadora do CNPq DT-2, é Coordenadora do Núcleo de empreendedorismo inovador da UFRGS. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise, conversão de olefinas leves, complexos organometálicos heterogeneizados, materiais nano-estruturados, produção de hidrogênio e conversão da biomassa. Atua na área de empreendedorismo inovador através de ações de extensão e de disciplinas em nível de graduação e pós-graduação. Integra o projeto internacional Europa-América Latina LISTO (https://listoproject.eu/) dedicado ao ensino do empreendedorismo de forma internacional e virtual. Doutorado em Cinétique et Catalyse - Université Claude Bernard Lyon Institut de Recherches Sur La Catalyse (1987) e Pós-Doutorado na Université Pierre et Marie Currie - Paris 6 (1994).Possui graduação em Engenharia Química da Ecole Nationale de Chimie de Rennes - ENSCR (1984), graduação em Deug Ciências Físicas - Université D'orsay (1980), Diploma de Estudos Aprofundidos em Química da Água e Meio Ambiente (DEA) - Ecole Nationale de Chimie de Rennes (1984).

Lattes

24 05 silhuetamasculinaPossui Bacharelado (1988) e Mestrado (1992) em Química pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Chimie Organique et Organométallique pela Université de Paris VI (Pierre et Marie Curie, 1996). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica e Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise, epoxidação, hidroformilação, hidrossililação, oleoquímica e química inorgânica. Também atua com formação de professores, a nível de Graduação e de Pós-Graduação.

Lattes

24 05 silhuetamasculinaSou professor associado do Instituto de Química da UNESP/Araraquara e coordenador do Grupo de Pesquisa em Catalise (GPCat - www.gpcat.com.br). De 2013 a 2015 fui coordenador da Regional 3 da Sociedade Brasileira de Catálise e de 2016 a 2018 coordenador do curso de Engenharia Química da UNESP. Atuo na área de reatores químicos e catálise, com ênfase ao desenvolvimento de materiais cerâmicos porosos para a conversão catalítica de precursores renováveis. Possuo graduação e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos, com um período de um ano na Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule Aachen (RWTH-Alemanha), pos-doutorado e livre docente em Reatores Químicos e Catalise pela Unesp e pos-doutorado em Engenharia Química pela Georgia Tech - Atlanta (Estados Unidos). Atualmente ministro as disciplinas Cálculo de Reatores e Operações Unitárias, para os cursos de Engenharia Química e Bacharelado em Química Tecnológica. Sou credenciado no Programa de pós-graduação em Química da UNESP, orientando estudantes de mestrado e doutorado e supervisionando pós-doutorandos. Mantenho colaboração e desenvolvo projetos com pesquisadores da Georgia Tech (Estados Unidos) e da Universidad Nacional de Litoral (Argentina).

Lattes

24 05 silhuetamasculinaEngenharia de Materiais, Catálise e Tecnologias Limpas. Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro COPPE/UFRJ. Pós-Doutorado em University of Florida, Materials Science & Engineering Department. Engenheiro de Segurança e especialista em segurança, meio ambiente e saúde ocupacional (SMS). Trabalhou 05 anos na Braskem Petroquímica, em Camaçari, BA e 12 anos na Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Engenharia Química e Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (LITPEG), Laboratório de Refino e Tecnologias Limpas. Temas de Pesquisa (1) Catalisadores para produção de bicombustíveis e químicos a partir da pirólise e conversão de resíduos de biomassa, de óleos vegetais e de plásticos; (2) Catalisadores para tratamento de efluentes tóxicos para reúso de água na indústria.

Lattes

Topo