14 06 MICHELE Instituição: Instituto de Química - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sobre a palestrante

Professora Titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, onde desenvolve suas pesquisas desde 1987. Como Engenheira Química, obteve o Doutorado em Cinética e Catálise pela Universidade Claude Bernard - Lyon I - IRCLYON - França (1987) e fez pós-doutorado de um ano na Universidade Pierre et Marie Curie - Paris VI - França (1994). É formada pelo Babson College – Boston – USA, na área de ensino de empreendedorismo. É Pesquisadora do CNPq - Desenvolvimento Tecnológico - 2, e Coordenadora do Núcleo de empreendedorismo inovador da UFRGS. Foi co-fundadora da SBCat. Atualmente é co-coordenadora do Laboratório de Reatividade e Catálise que foi até 29/11/2013 dirigido pelo Prof. Roberto Fernando de Souza.

Seus principais interesses de pesquisa dizem respeito a oligomerização e polimerização de olefinas leves, reações catalisadas por sistemas organometálicos heterogeneizados, a síntese de materiais inorgânicos nanoestruturados e o desenvolvimento de processos bifásicos empregando líquidos iônicos. Mais recentemente, esteve envolvida em projetos de pesquisa ambiental abordando a produção de hidrogênio, a conversão de biomassa e de CO2.

Atua com fortes interações com o meio produtivo, é autora de 7 patentes (1 licenciada), 80 publicações em revistas indexadas, 5 capítulos de livros na área da Catálise e 1 livro virtual sobre o ensino virtual de empreendedorismo.

Criou junto ao Prof. Roberto Fernando de Souza disciplinas de Catálise para a Graduação e Pós-graduação no Instituto de Química da UFRGS.

Junto ao Núcleo de Empreendedorismo Inovador da UFRGS, que coordena desde 2013, criou uma disciplina interdisciplinar de Empreendedorismo oferecida para estudantes de graduação e pós-graduação na UFRGS. É conselheira do Parque científico e tecnológico ZENIT e da Incubadora HESTIA da UFRGS. Atuou no projeto LISTO (Erasmus +) de 2017 a 2020 para desenvolver e aplicar o ensino de empreendedorismo de forma virtual e internacional

Palestra: Líquidos Iônicos – Oportunidades e desafios para processos catalíticos sustentáveis

Topo