01 06 SbCat noticia pelavidaNove entidades da sociedade civil lançaram na última sexta-feira, 29 de maio, a Frente pela Vida. O objetivo é chamar a atenção dos brasileiros para o fortalecimento dos valores fundamentais para que a sociedade brasileira tenha condições de enfrentar a pandemia de coronavírus: a vida, a saúde, a solidariedade, a preservação do meio ambiente, a democracia, a ciência e a saúde.

A Frente divulgará no lançamento um manifesto no qual apresenta os seis pilares que fundamentam a iniciativa:

- O direito à vida é o bem mais relevante e inalienável da pessoa humana, sem distinção de qualquer natureza;

- As medidas de prevenção e controle no enfrentamento da pandemia da COVID-19 devem ser estabelecidas com base científica e rigorosamente seguidas a partir de planejamento articulado entre os governos federal, estadual e municipal;

- O Sistema Único de Saúde – SUS é instrumento essencial para preservar vidas,  garantindo, com equidade, acesso universal e integral à saúde;

- A solidariedade, em especial para com os grupos mais vulneráveis da população, é um princípio primordial para uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna;

- É imprescindível para a vida no Planeta a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, garantindo a todos uma vida ecologicamente equilibrada e sustentável;

- A democracia e o respeito à Constituição são fundamentais para assegurar os direitos individuais e sociais, bem como para proporcionar condições dignas de vida para todas e todos os brasileiros.

O movimento é conduzido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), a Rede Unida, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Outras entidades se somarão nos próximos dias.

O lançamento oficial ocorreu na última sexta-feira (29/5) às 10hs, em uma discussão virtual aberta que será transmitida pela TV Abrasco, neste link, e compartilhada nas redes sociais da SBPC (@SBPCnet).

O webinar de apresentação da Frente pela Vida contará com a participação do presidente da ABI, Paulo Jerônimo; do presidente da SBB, Dirceu Greco; do presidente do CNS, Fernando Pigatto; da presidente da Abrasco, Gulnar Azevedo; do presidente SBPC, Ildeu de Castro Moreira; da presidente do CEBES, Lucia Souto; do presidente da Rede Unida, Tulio Franco; do presidente da Andifes, João Carlos Salles; e do assessor político da CNBB, padre Paulo Renato.

Na ocasião, será feito o chamado para a Marcha pela Vida, a ser realizada no dia 9 de junho, com mobilizações durante todo o dia nas redes sociais.

A programação do dia 9/6, o Dia “V”, inclui atividades locais, regionais e individuais de entidades, instituições e organizações de todos os setores na parte da manhã, e uma conferência virtual de âmbito nacional, na parte da tarde. Ao meio-dia haverá um tuitaço. Os participantes da Marcha pela Vida poderão mostrar na internet onde estão se manifestando em tempo real, com avatares, através do aplicativo Manif.app, ferramenta criada na França e que já vem sendo utilizada no País para manifestações em tempos de coronavírus.

Novas informações serão divulgadas nos próximos dias pelas redes sociais da SBPC. Acompanhe!

Clique AQUI para mais informações.

Topo